Em Comenius, o ensino/aprendizagem torna-se fácil e eficaz porque ele fundamenta-se no método que é regido pela ordem, pela uniformidade dos métodos, pela sincronização dos tempos e pela graduação das etapas escolares que possibilitarão os objetivos serem alcançados.
Comenius (2002) pensava uma “educação para todos” e com a colaboração de todos. Pensava numa educação de superação do estudo memorizado pregado pela escola tradicional. Ele enfatizava em sua didática Magna, que devem ser enviados às escolas não apenas os filhos dos ricos, mas todos por igual sem distinção.
Comênio acreditava que, por ser dotado de razão, o homem pode entender a si e a todas as coisas. Portanto, deve se dedicar a aprender e a ensinar. Seguindo esse pensamento, Comênio conclui que o mais importante na vida não é a contemplação e sim a ação, o "fazer".
Nas palavras de Comenius (tradução de Joaquim Ferreira Gomes): "Nós ousamos prometer uma Didática Magna, isto é, um método universal de ensinar tudo a todos....
Ao referir-se ao pedagogo, utilizaremos “Comenius”, grafia internacional de origem latina, ao invés das grafias Komensky (eslava), Comênio (brasileira) ou Coménio (portuguesa).
Jan Amos Comenius
Portanto, a Didática surge graças ás ações desses dois grandes didatas: Ratke e Comênio. Como fato interessante, ambos didatas são provenientes da Europa Central, Alemanha e República Tcheca, países onde se estava desenvolvendo todo um processo de Reforma Protestante.
Comenius tem como ponto de partida o conhecimento, que deve ir do mais simples ao mais complexo, do concreto para o abstrato. O conhecimento seguira um caminho do geral para o particular. Posicionava-se contra os retóricos e escolásticos pois, para ele o verdadeiro estudo deve partir das próprias coisas.
São precursores da Didática: a) João Amos Comênio, São Tomás de Aquino, Jean-Jacques Rousseau e Johann Friedrich Herbart. ... São elementos estruturantes da Didática: a) objetivos, conteúdos, tecnicismos, políticas de ensino, recursos e avaliação.
A Didática Magna, desenvolvida por Comênio, apresentou grande importância para a educação mundial, pelo fato de conter uma das principais tendências pedagógicas a considerar as necessidades e limitações dos educandos.
A didática é a parte da pedagogia que se ocupa dos métodos e técnicas de ensino, destinados a colocar em prática as diretrizes da teoria pedagógica. ... O educador Jan Amos Komenský, mais conhecido por Comenius, é reconhecido como o pai da didática moderna, e um dos maiores educadores do século XVII.
No seio da didática tradicional, o método de ensino é concebido a partir do seu aspecto material. Isso significa que ele acentua a transmissão de conhecimentos, ou seja, a transmissão do saber historicamente acumulado. Ademais, o método de ensino é pensado a partir de uma perspectiva abstrata, formal e universalista.
I - Com a sua obra Comenius queria dar um modelo racional ao fenômeno da educação, de modo a afastar a prática daquilo que hoje concebemos como o "paradigma da vocação", pautado por emprego de "técnicas" improvisadas, para um modelo mais próximo do que seria a atuação profissional.
Alegando existir uma ciência "primeira", a metafísica, que estuda o ser e procura enunciar que essa ordem torna inteligíveis todos os fenômenos. Neste cenário, a teoria ética filosófica objetiva estabelecer o bem tanto ao individuo quanto à sociedade num todo.
- Comênio e Ratíquio: ... Comênio foi um pensador do século XVII, pioneiro na proposta de uma educação democrática, que incluísse a todos, pobres, ricos, homens, mulheres, inteligentes e menos capazes, sendo o primeiro grande nome da moderna história da educação, considerado como o Pai da Didática Moderna.
· · ( ) é importante o papel de Rousseau na constituição histórica da Didática, pois esse pensador tinha ideias muito semelhantes às de Comênio. ... ( ) o surgimento do campo de estudos da Didática situa-se no século XVIl, sob a influencia das ideias de Ratíquio e Comênio, no contexto do protestantismo emergente na Europa.
As principais ideias de Jean Jacques Rousseau começam pela total liberdade do homem, sendo que o filósofo iluminista defendia e acreditava que o homem deveria ser livre para agir e pensar. A liberdade já era da própria natureza do homem, ou seja, ele já nascia com o objetivo de ser livre.
No contexto de sua época, Rousseau formulou princípios educacionais que permanecem até os nossos dias, principalmente quando afirmava: que a verdadeira finalidade da educação era ensinar a criança a viver e aprender a exercer a liberdade.
Rousseau foi o filósofo mais avançado do seu tempo, quiçá do nosso também. Foi ele quem escreveu as obras-primas " a origem das desigualdades entre os homens", " contrato social" e " Emílio". Ele apresentou denúncias nestas obras que falam da relação dos indivíduos e o Estado.
Sua obra principal, "O Contrato Social", serviu de verdadeiro catecismo para a Revolução Francesa e exerceu grande influência no chamado liberalismo político. Defensor ardoroso dos princípios de “liberdade, igualdade e fraternidade”, o lema da revolução, é visto como o “profeta” do movimento.
Rousseau foi filósofo, teórico político, escritor e compositor autodidata genebrino. É considerado um dos principais filósofos do iluminismo. ... Com isso, Rousseau escreveu obras como “O Contato Social”, exercendo notária relevância no liberalismo político.
Foi considerado um dos principais filósofos do Iluminismo e um precursor do Romantismo. Suas ideias influenciaram a Revolução Francesa. Em sua obra mais importante "O Contrato Social" desenvolveu sua concepção de que a soberania reside no povo.
Denis Diderot (1713-1784) foi um filósofo, escritor e tradutor francês, um dos grandes pensadores do Iluminismo francês e principal idealizador da Enciclopédia, um dos símbolos do Iluminismo, que preparou ideologicamente a Revolução Francesa.
Dentre as principais obras de Diderot, destacam-se: Pensamentos Filosóficos (1746) Carta sobre os cegos para uso dos que enxergam (1749) Encyclopédie (1751-1772)
A escrita da Enciclopédia (Encyclopéide, em que falou de todos os conhecimentos produzidos até a data de escrita e que foi importante para o pensamento iluminista e para a oposição aos dogmas católicos) e de outros livros.