Este epitélio é classificado conforme a forma das células de sua camada mais superficial, podendo ser: pavimentoso, cúbico, prismático e de transição. ... Suas células possuem formato cilíndrico e revestem a conjuntiva ocular e grandes ductos excretores de glândulas salivares. Sua função é estritamente de proteção.
Localiza-se no revestimento da traqueia, brônquios e cavidade nasal. Ou seja, basicamente, O epitélio pseudo-estratificado cilíndrico ciliado é quase exclusivamente confinado às vias aéreas do sistema respiratório de mamíferos.
O epitélio pseudoestratificado tem este nome porque parece ser estratificado, pois apresenta núcleos em diferentes alturas da camada epitelial.
O tecido epitelial caracteriza-se pela pouca quantidade de material intercelular e por apresentar células extremamente unidas (justapostas). Esse tecido não apresenta vasos sanguíneos, sendo que sua nutrição e oxigenação, assim como a remoção de detritos, são feitas através de capilares do tecido conjuntivo adjacente.
Os tecidos epiteliais de revestimento apresentam suas células dispostas em uma ou mais camadas e são responsáveis pelo revestimento da superfície externa e das cavidades internas do corpo como a luz dos vasos sanguíneos e de todos os órgãos ocos. ...
O epitélio de revestimento pode ser classificado de acordo com o número de camadas: epitélio simples e epitélio estratificado e uma subclassificação o epitélio pseudo-estratificado. E quanto à sua forma: pavimentoso, cúbico e prismático, colunar ou cilíndrico. Epitélios simples possuem apenas uma camada de células.
Classificação dos tecidos epiteliais
Além disso, é um tipo de tecido em que há pouca quantidade de material extracelular, de tecido conjuntivo, o que possibilita uma maior união de suas células. Pricipalmente por esses dois fatores então - ausência de tecido conjuntivo e por ser um tecido de revestimento - as células epiteliais estão fortemente unidas.
Epitélio olfativo Existem epitélios constituídos por células especializadas em perceber estímulos externos, que são depois transmitidos ao sistema nervoso. O epitélio olfativo, que reveste internamente o nariz, é um exemplo de epitélio sensível, responsável pelo olfato.