Embrioblasto é a massa interna de células do blastocisto, que formará o embrião propriamente dito; enquanto o trofoblasto (camada externa de células) formará a placenta. ... Ao fim da primeira semana, a partir da proliferação do sinciciotrofoblasto, o blastocisto já está implantado superficialmente no endométrio.
Assim o sangue materno começa a fluir através do sistema trofoblastico, estabelecendo a circulação uteroplacentária. Posteriormente ocorre a formação do mesoderma extra embrionário, que é um tecido conjuntivo frouxo com as células vindas do saco vitelínico.
A nutrição e oxigenação das células do embrião é feita através dos vasos sanguíneos nas paredes do útero e a formação da placenta ao redor dele começa. Os nutrientes básicos e a oxigenação são obtidos da decídua materna, uma camada interna do útero na qual o embrião se aninha ou se implanta.
A vida começa na 3ª semana de gravidez, quando é estabelecida a individualidade humana. Isso porque até 12 dias após a fecundação o embrião ainda é capaz de se dividir e dar origem a duas ou mais pessoas.
A fecundação ocorre ao fim da segunda semana. O ovo ou zigoto, como o óvulo fecundado é denominado, passa a se dividir em milhares de células enquanto se dirige ao útero que se prepara para recebê-lo, tornando-se mais espeso. Aqui começa a trajetória do bebê dentro da barriga da mãe.
A gravidez humana começa seis a 12 dias após a fecundação, pois é nesse período que o óvulo se prende à parede do útero - diz uma equipa de cientistas da Carolina do Norte, nos EUA.
Mede cerca de 26 cm da cabeça aos pés. Os cílios e as sobrancelhas estão agora formados e o cérebro começa a crescer rápido.