A reconstrução capilar é um processo que ajuda a repor a queratina do cabelo, que é a proteína responsável por manter a estrutura dos fios e que é eliminada todos os dias devido à exposição solar, aos alisamentos com chapinha ou ao uso de químicos no cabelo, deixando o cabelo mais poroso e quebradiço.
Fios naturais e saudáveis, que não tenham sido submetidos a danos severos (químicas, sal, cloro, etc) podem fazer a reconstrução a cada 15 dias. Já as madeixas que usam e abusam de químicas ou da piscina, mar e afins, podem fazer o processo a cada 8 dias.
Posso usar a máscara todos os dias? Por conter o elemento, entretanto, não é indicado utilizar a máscara reconstrutora com frequência, o ideal é a cada 15 dias, visto que o excesso de reconstrução, por conta da queratina, pode endurecer o fio, tornando-o mais suscetível às quebras.
Hidrate o cabelo após a reconstrução Para não ficar com o cabelo enrijecido, o ideal é que na próxima lavagem você faça hidratação para repor a água dos fios, resultando em maciez e brilho. Lembre-se: a nutrição também deve estar em seu cronograma capilar!
Se o cabelo estiver muito danificado, elástico e frágil, a queratina pode ser usada, e a frequência de uso vai depender do estado do cabelo. De modo geral, a recomendação de uso é de 1 vez a cada 15 dias. Se o cabelo estiver em estado crítico, pode usar semanalmente, intercalando com hidratação/nutrição.
Os cabelos mais saudáveis, geralmente aqueles que não são tingidos ou modificados estruturalmente com química, precisam de reconstrução capilar com frequência reduzida. Fazer o procedimento uma vez por mês já agrada os fios, mas também é possível recorrer à reconstrução a cada 15 dias.
“Basta diluir 10 ml de queratina em água e deixar agir por 15 minutos, em média, e enxaguar em seguida. Lembrando que sempre após usá-la é bom hidratar o cabelo, pois ela pode deixar um aspecto de fios ásperos”, ensina Rafael.
O que é a queratina? Segundo a médica, a queratina é uma proteína constituída por 15 aminoácidos, sendo um deles bem predominante, chamado de cisteína. “Essa substância tem a função de proteger e dar resistência a algumas estruturas do nosso corpo, principalmente o cabelo”.
Um dos jeitos mais comuns de usar a queratina líquida é borrifar o produto nos cabelos e, em seguida, fazer a hidratação nos fios. Mas, além do método tradicional, a queratina líquida pode ser usada de diferentes maneiras. Algumas borrifadas da queratina no pó descolorante protege as madeixas dos danos da coloração.
O seu cabelo precisa de recarga de queratina quando...
Mas num pote separado e na hora da hidratação a mistura é benéfica e vale a pena.
Basta diluir 10 ml de queratina na máscara, deixar agir por 20 minutos, em média, e enxaguar em seguida. Se os cabelos ficarem “pesados” após o uso, aplicar um pouco de condicionador nas pontas e deixar agir por 5 minutos, em seguida, enxaguar. Finalize como de costume.
Como aplicar a queratina:
Uma semana depois de fazer a escova progressiva faça uma cauterização ou hidratação com queratina. Isso ajuda a manter a escova por mais tempo pois fecha as escamas dos cabelos.
A reconstrução, além de manter o fio saudável, ajuda a manter a progressiva por mais tempo pois sela as cutículas do fio mantendo a química lá dentro. O ideal é realizar a reconstrução 1 semana após a progressiva e depois manter fazendo a cada 15 dias. Ou seguindo a tabelinha do seu cronograma capilar.
Tratamentos que substituem a Escova Progressiva Entre esses tratamentos incluem: blindagem, selagem, escova de óleo de Argan e escova de aminoácidos.
A Selagem térmica tem como objetivo principal a reconstrução capilar e não o alisamento, por este motivo não deixa o cabelo tão escorrido quanto a escova progressiva. A selagem pode ser usada inclusive por pessoas que já possuem cabelos lisos, mas que sofrem com o frizz e volume.
Então, você pode fazer com um mês que a que você fez a progressiva na sua cliente, você pode fazer botox. Menos que isso de jeito nenhum, porque vai ser excesso de química demais.
No geral, ela pode ser feita a cada dois ou três meses. Já a selagem com alisamento é feita em uma sessão só é repetida conforme o efeito passa, como a escova progressiva.