Sintomas típicos - Dor ou desconforto na região peitoral em forma de aperto, podendo irradiar para o braço esquerdo, as costas e o rosto. A dores ocorrem acompanhadas de suor frio, palidez, falta de ar e sensação de desmaio.
O que fazer: uma boa forma de aliviar a dor muscular é repousar e aplicar compressas mornas sobre a região dolorida. Também pode ajudar alongar os músculos do peito, colocando os dois braços esticados para trás e agarrando as mãos. Entenda como acontece uma distensão muscular e o que fazer para evitar.
Excesso de Gases! Isso mesmo, pode-se sentir fortes dores no peito por causa de excesso de gases intestinais. Isso acontece porque este acúmulo de gases no intestino pode, muitas vezes, acabar pressionando os outros órgãos. O resultado são compressões que podem ser doloridas.
Os gases também podem ser eliminados mais facilmente com massagem abdominal, que consiste em movimentos circulares, de cima para baixo, como se estivesse tentando eliminá-los para fora do corpo. Ingerir bastante água também ajuda, assim como tomar chá de erva-cidreira com funcho ou remédios com efeito laxante.
Doenças do coração A dor nas costas, somada à dor ou ao aperto no peito, deve levantar o sinal de alerta de qualquer pessoa. Afinal de contas, esse é um indício de problemas cardíacos, como o infarto. É preciso atentar ainda a sintomas como enjoo e sensação de mal-estar.
Dor no pé da barriga e nas costas pode ser gravidez quando acontecerem após o atraso menstrual e após o período fértil. Às vezes pode parecer que está presente uma dor fina de um dos lados do baixo ventre, às vezes dos dois lados. A barriga também pode apresentar um pequeno inchaço.
As doenças intestinais, como no caso da Síndrome do Intestino Irritável, geralmente causam dor no abdômen, mas estas também podem irradiar para as costas, sendo mais difusa. O que se sente: podem surgir sintomas como dor abdominal com sensação de ardência, em pontadas ou cólicas.
É muito comum a gestante começar a sentir dor nas costas logo no início da gravidez devido ao aumento da progesterona e de relaxina na corrente sanguínea, que faz com que os ligamentos da coluna e do sacro fiquem mais frouxos, o que promove a dor, que pode ser no meio das costas ou na parte final da coluna.
A dor lombar durante a gravidez é comum, mas não precisa ser normal. Geralmente ocorre durante a segunda metade da gravidez, e piora à medida que a gravidez progride. Se você está com dores, você não está sozinha! Mais de 60% das mulheres grávidas terão pelo menos uma crise de dores nas costas.