Na ligação série, um fio liga um terminal da bateria a um terminal de uma lâmpada, depois o outro terminal desta lâmpada se liga à outra lâmpada e esta se liga no outro terminal da fonte, sendo esta ligação diferente da ligação paralela.
Você pode ligar duas caixas em série com um canal de som do aparelho, que vai resultar em um total de 8 ohms, mono. Ou, ligar uma em cada canal mesmo,pois o que vai acontecer é que se o amplificador tem 8ohms, e a caixa 4 ohms, a potencia transferida à caixa será a metade da que o amplificador fornece.
Por exemplo: Em um amplificador de 4 ohms, se temos 100 volts na saída, temos 25 amperes de corrente. Em um amplificador de 2 ohms, se temos 100 volts na saída, temos 50 amperes de corrente. Em um amplificador de 1 ohm, se temos 100 volts na saída, temos 100 amperes de corrente.
Onde, a impedância do alto falante é divida pela quantidade de alto falantes. Por exemplo: Em dois alto falantes de 4 ohms, tenho quatro, que é a impedância, dividida por dois, que é a quantidade. O resultado é 2 ohms, logo, basta escolher um módulo que tenha saída de 2 ohms, para fazer o casamento.
Qualquer resistência de chuveiro possui uma “impedância”. Para ajustar o valor da impedância, basta comprar uma resistência qualquer e medir a entre as duas pontas com um multímetro. Utilize a escala ACV (corrente alternada).
A ligação em série-paralelo, consiste em utilizar os dois esquemas de ligação, não importando a ordem. Por exemplo: E um sistema com 2 alto falantes de bobinha dupla 4 ohms, podemos fazer a ligação das bobinas de cada alto falante primeiro. Onde em cada, vamos ligar os alto falantes em paralelo.