A diferença entre a geminação e a fusão é pela contagem na arcada. Na fusão há uma redução no número de dentes na arcada, mas na geminação a contagem é normal. Concrescência – é a união de dois dentes adjacentes apenas por cemento sem confluência da dentina subjacente.
Dens in dente é uma anomalia de desenvolvimento dentário caracterizada pela presença de tecidos calcificados, como esmalte e dentina, no espaço da cavidade pulpar. A invaginação destes tecidos mineralizados, antes da sua calcificação, é a causa mais provável desta anomalia.
A taurodontia é consequência de um distúrbio de desenvolvimento em que a bainha epitelial de Hertwig não invagina corretamente em um nível normal, repercutindo em um aumento do corpo e da câmara pulpar de um dente multiradicular, predominantemente molares permanentes, pelo deslocamento do assoalho pulpar no sentido ...
Entre elas existe a microdontia que é das anomalias mais frequentes e é uma condição em que os dentes são menores do que o tamanho normal, podendo envolver todos os dentes, ser limitado a um único dente ou um grupo de dentes.
A amelogênese imperfeita é considerada um grupo heterogêneo de condições clínicas e genéticas, que afetam o esmalte dentário, ocasionalmente em associação a alterações em outros tecidos dentais, orais e extra-orais9.
1 Estado ou qualidade do que é anômalo; anormalidade, defeito, irregularidade. 2 Gram Irregularidade de formas e/ou construções que não seguem as regras da gramática tradicional. 3 Astr Qualquer tipo de irregularidade periódica no movimento orbital de um planeta.
Hipercementose é um problema que afeta o formato e a superfície das raízes dos dentes. Mais especificamente, caracteriza-se pelo acúmulo excessivo de um material chamado cemento na raiz de um dente, resultando em um formato anormal, como explica um artigo publicado na revista BMJ Case Reports.
A macrodontia é um distúrbio do desenvolvimento que causa a formação de um dente com tamanho anormal. E pelo que o nome mesmo nos diz, um dente muito grande. Por se tratar de um dente muito maior que o tamanho normal, a macrodontia vai causar uma série de problemas na cavidade bucal.
A macrodontia é um distúrbio que causa um crescimento anormal em um ou mais dentes. O problema acontece por fatores genéticos e é mais comum na dentição permanente.
“Esse desgaste pode gerar sensibilidade nos dentes. Eles ficam mais suscetíveis a ter cárie, porque não vai contar com a proteção total. Por isso, não é nada recomendado lixar os dentes, principalmente sozinho em casa”, alerta a dentista.
Veja a lista com os principais tratamentos para deixar seus dentes mais visíveis e harmônicos.
Em algum tempo essa área será corrigida, mas isso vai depender de cada caso e também de qual dente será extraído. Para os molares, localizados no final da cavidade bucal, o tempo médio é de 7 a 8 meses. “Eles são os dentes mais comumente extraídos”, diz o profissional.
A demora do nascimento do dente permanente pode ocorrer quando o dente de leite caiu antes do período ideal, devido a uma pancada ou presença de cáries, por exemplo. Neste caso, o dente permanente só deve surgir na época prevista, que pode variar entre os 6 e os 12 anos, dependendo do dente afetado.
Facetas de resina ou porcelana: vantagens e desvantagens