O Que Era A Cadeira Do Drago?

O que era a cadeira do drago

Cadeira do dragão foi um instrumento de tortura utilizado pela polícia política do Brasil, DOPS, e também pelo DOI-CODI na época da ditadura militar para se obter informações de pessoas suspeitas ...

Quais são os tipos de tortura?

Os movimentos de contestação contaram com o apoio de amplos setores organizados, como o operariado, os trabalhadores rurais, o movimento estudantil, movimentos comunitários, que se levantaram contra a inflação, o arrocho salarial e a alta no preço dos alimentos que penalizavam as famílias dos trabalhadores, além da ...

pessoas como voce, são pessoas leigas, burras. espero que voce morra sendo estuprado e torturado. seu merda! espero que algum satanista tenha lido esses seus comentários e coloque seu nome nos rituais. seu energúmeno!!

Censura. Médici governou sob a Constituição de 1967, que havia sido alterada pela Junta Governativa Provisória de 1969 alguns meses antes de sua posse, para ser ainda mais repressiva do que sua antecessora. Seu regime fez uso liberal de tortura e restrita censura à imprensa.

Quem foram os torturadores da ditadura militar?

Quem foram os torturadores da ditadura militar?

Censura é uma palavra com origem no latim censura que significa o ato ou efeito de censurar. Censura também pode ser sinônimo de repreensão ou reprimenda. ... A censura também pode consistir em um análise crítica de uma determinada obra literária ou artística, antes de ser apresentada ao público em geral.

[…] na segunda-feira, 13 de março, por meio de um espaço destinado a comentários de uma matéria “Tipos de tortura usados durante a ditadura militar” e foram assinados por uma pessoa que se identificou como André Matias […]

Os torturados amarravam os testículos dos prisioneiros com barbantes, pedaços de madeiros e tijolos. O saco escrotal era golpeado com cassetes e porretes, sendo também esmagado com alicates. Os algozes da ditadura militar também usavam os alicates para arrancar as unhas dos torturados.

Quem foram os torturadores da ditadura militar?

Durante o regime militar de 1964, os torturadores brasileiros eram, em sua grande maioria, militares das forças armadas, em especial do exército.

Cadeira do Dragão

Nos termos do art. 1º, II da L. 9455, haverá crime de tortura castigo quando o agente submeter alguém, sob sua guarda, poder ou autoridade, com emprego de violência ou grave ameaça, a intenso sofrimento físico ou mental, como forma de aplicar castigo pessoal ou medida de caráter preventivo.

A tortura também foi um dos mecanismos da repressão e do autoritarismo da Ditadura Militar. A tortura era realizada, principalmente, contra opositores do regime, pessoas que, na ótica dos militares, eram vistas como subversivas.

Gera;áo 68 , Sempre na Luta

Gera;áo 68 , Sempre na Luta

Na Geladeira, os presos ficavam pelados numa cela baixa e pequena, que os impedia de ficar de pé. Depois, os torturadores alternavam um sistema de refrigeração superfrio e um sistema de aquecimento que produzia calor insuportável, enquanto alto-falantes emitiam sons irritantes. Os presos ficavam na “geladeira” por vários dias, sem água ou comida.

Senhor Aluísio, boa noite! Suponho saber de um possível ponto de tortura do período da ditadura militar, em questão. Considero que seja ponto de tortura, pois está, ou pelo menos estava há 20 anos, nas instalações de uma unidade militar. Já verifiquei e essa organização militar não está relacionada nas identificadas no estado do Rio de Janeiro (são nove pontos, sendo seis na capital e três em outros municípios). Mandei msg para o Brasil de Fato, mas eles parecem não ter interesse pelo assunto. Estou a disposição… Também vou encaminhar msg para o Dep. Ivan Valente.

Qual era o papel da tortura durante a ditadura Civil-militar no Brasil?

Haviam vários Produtos Químicos que eram comprovadamente utilizados como método de tortura. Para fazer o acusado confessar, era aplicado soro de pentatotal, substância que fazia a pessoa falar, em estado de sonolência. Em alguns casos, ácido era jogado no rosto da vítima, o que podia causar inchaço ou mesmo deformação permanente.

Covardes, canalhas de farda, torturadores, assassinos de vidas e sonhos, são tão tenebrosos quanto foi Hitler e seus temidos assassinos. Nada poderá definir o quanto diabólico e satânico foram as forças armadas e militares brasileira da época dos anos de inferno, vivido por milhares de brasileiros presos, torturados, mortos, desaparecidos, desfigurados por toda vida. Esses canalhas deveriam ter sido condenados a morrrerem com as mesmas técnicas que praticaram a tortura. Covardes verde-oliva que envergonharam e envergonharão para sempre a Nação Brasileira. Os porões do DOI CODI mostram toda torpez e brutalidade e satanicidade de todos aqueles abutres generais que deram causa a tamanho escárnio. Palavras e adjetivos são insuficientes para definir a desgraça que foram e continuam a ser esses seres fardados de incompetência, arrogância e de uma acentuada burrice social. Que paguem, aqueles que já morreram e cometeram esses bárbaros crimes, no fogo eterno lá no inferno, ao lado de satanás.

Câmara Itinerante

Assim, se a censura serviu para cercear periódicos de grande circulação como Última Hora e Correio da Manhã e os da imprensa alternativa ou nanica, como Opinião, Movimento, Em Tempo, Pasquim, igualmente foi útil a muitos outros para calar aqueles que veiculavam posições contrárias ao regime e/ou à ordem capitalista.

De certa forma, falar de Tortura Psicológica é redundância, considerando que toda o tipo de tortura deixa marcas emocionais que podem durar a vida inteira. Porém, haviam formas de tortura que tinha o objetivo específico de provocar o medo, como ameaças e perseguições que geravam duplo efeito: fazer a vítima calar ou delatar conhecidos.

21 comentários

tortura com o fim de incitar alguém a prestar informações ou declarações pessoais ou de terceiros; tortura para provocar ação ou omissão de natureza criminosa; tortura em razão de discriminação religiosa ou racial.

No Brasil foi instalado  o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), em Manaus, comandado pelo general francês Paul Aussaresses, promotor do uso da tortura na guerra colonial da Argélia.

Regula a liberdade de manifestação do pensamento e de informação. Art . 1º É livre a manifestação do pensamento e a procura, o recebimento e a difusão de informações ou idéias, por qualquer meio, e sem dependência de censura, respondendo cada um, nos têrmos da lei, pelos abusos que cometer.

O que era pau de arara na tortura?

O pau de arara consiste numa barra de ferro que é atravessada entre os punhos amarrados e a dobra do joelho, sendo o 'conjunto' colocado entre duas mesas, ficando o corpo do torturado pendurado a cerca de 20 ou 30 centímetros do solo.

O que era o pau de arara e para que servia?

Pau de arara (pré-AO 1990: pau-de-arara) é um meio de transporte irregular que ainda é utilizado no Nordeste do Brasil. Consiste em se adaptar nos caminhões para o transporte de passageiros, constituindo-se em substituto improvisado para os ônibus convencionais.

Qual o pior método de tortura?

Consistindo em uma mesa de madeira com cordas fixadas nas áreas superiores e inferiores, o Balcão da Tortura chegou a ser considerado o mais doloroso método de toda cultura medieval. As cordas se prendiam aos pés e mãos da vítima em uma ponta e a roldanas em outra.

Quais os principais objetivos do uso de métodos de tortura pelos militares?

Porém, haviam formas de tortura que tinha o objetivo específico de provocar o medo, como ameaças e perseguições que geravam duplo efeito: fazer a vítima calar ou delatar conhecidos.

O que é a tortura?

Tortura é, por definição médico-legal, um meio cruel de prática criminosa, entendido como ato desumano, brutal, que atormenta e causa padecimento desnecessário à vítima, por livre deliberação do torturador. ... Mais do que ferir o matar a vítima, busca o agente impor-lhe sofrimento mediante sua ação lesiva.

Quais os tipos de violência eram praticadas pelos militares durante a ditadura?

Entre as principais técnicas de tortura aplicadas no período, podem ser citadasː o afogamento, a cadeira do dragão (espécie de cadeira elétrica), espancamentos, soro da verdade (droga injetável que deixa a vítima em estado de sonolência), a geladeira (pequena caixa em que a vítima era confinada e sofria com oscilações ...

O que é pau-de-arara no Nordeste?

Significado de Pau de arara Método de tortura cujos pulsos ficam amarrados aos tornozelos, sendo a pessoa suspensa por uma vara; cambau. substantivo masculino e feminino [Pejorativo] Designação depreciativa usada para se referir aos nordestinos.

Como é o meio de transporte pau-de-arara?

Pau de arara (pré-AO 1990: pau-de-arara) é um meio de transporte irregular que ainda é utilizado no Nordeste do Brasil. Consiste em se adaptar nos caminhões para o transporte de passageiros, constituindo-se em substituto improvisado para os ônibus convencionais. Usa-se também para vender frutas.

Quais os métodos de tortura?

7 métodos de tortura usados até hoje
  • Espancamento. Sem necessidade de instrumentos, é das formas de tortura mais comuns. ...
  • Privação de sono. Música alta, barulho ou simplesmente perturbação constante. ...
  • Choques elétricos. ...
  • Pendurar pelos membros. ...
  • Estupro. ...
  • Execução simulada. ...
  • Asfixia.
BE