A Transferrina é uma glicoproteína sintetizada principalmente no fígado e é a principal proteína plasmática transportadora de ferro. A Ferritina é uma glicoproteína de alto peso molecular, que armazena 20% a 25% do ferro do organismo. Sua concentração sérica correlaciona-se com os estoques de ferro total do organismo.
Indicador de risco Uma das funções da ferritina é ser um marcador de processos inflamatórios. Assim, um nível elevado da substância indica que há algo de errado no organismo. Além disso, o excesso de ferritina está associado ao risco de desenvolvimento de diabetes.
Já quando a ferritina apresenta níveis normais ou elevados, com redução dos níveis séricos de ferro, pode sugerir a ocorrência de anemias secundárias, como aquelas relacionadas a doenças inflamatórias crônicas”, explica Andreza Belo.
Material a ser analisado: sangue obtido da veia do braço. Tempo gasto para a obtenção do material: 5 minutos. Finalidade: descartar a deficiência e sobrecarga de ferro.
A ferritina pode ser pedida com outros exames do ferro, quando um hemograma de rotina mostra que a hemoglobina e o hematócritoestão baixos, e que as hemácias são menores e mais pálidas que o normal (microcíticas e hipocrômicas), o que sugere anemia por deficiência de ferro, mesmo que ainda não tenham se desenvolvido ...