Basta escrever uma letra dentro de cada conector para indicar a direção de continuidade do fluxo. Esses são os principais símbolos utilizados para criar um fluxograma de processo. Mas, como dito anteriormente, a lista de símbolos não para por aí e você eventualmente pode encontrar outras variações.
O fluxograma é uma ferramenta da qualidade utilizada para representar a sequência e interação das atividades do processo por meio de símbolos gráficos.
Propósito e benefícios. Um fluxograma de processo de produção tem diversas finalidades: Documentar um processo para um melhor entendimento, controle de qualidade e treinamento de funcionários. Padronizar um processo para obter a melhor eficiência e constância.
Como já mencionamos, o fluxograma de uma empresa permite visualizar de maneira integral e sintética certos processos e ações da empresa. Dessa forma, é possível entender como eles funcionam e identificar falhas e mudanças necessárias com maior facilidade.
O fluxograma de produção é uma ferramenta fundamental para uma indústria, pois permite conhecer todo o processo como um todo. Mas, para isso, é importante ter em mente que ele precisa ser bem feito e, ao mesmo tempo, ser completo e sucinto para que todos entendam, desde os diretores até os operadores.