Se o porcelanato é claro e a argamassa for cinza a coloração transferida e absorvida chegará a face ou superfície formando manchas. Se o porcelanato é escuro e a argamassa for branca a coloração transferida e absorvida chegará a face ou superfície formando manchas.
Argamassa AC I: indicada para assentar peças cerâmicas em áreas internas e molháveis, como cozinha, área de serviço e banheiro, pois resiste à umidade e à temperatura habitual desses espaços; Argamassa AC II: é mais resistente à exposição climática.
A argamassa AC-II pode ser utilizada tanto em ambientes internos quanto ambientes externos. As propriedades da argamassa AC-II permitem o uso em áreas externas pois tem a capacidade de absorver as variações de temperatura, umidade e ação do vento dos revestimentos cerâmicos e de pisos.
AC-2: Usadas em projetos externos, com características de aderência resistentes a chuva, vento e cargas. AC-3: A mais resistente de todas. Apresenta maior aderência e resistência entre as tensões de materiais entre a cola e revestimento.
Existem dois: o tipo 1 é indicado para ambientes de tráfego não intenso e rejuntamento de áreas externas e internas e com até 20 m². Já o rejunte cimentício tipo 2 é o mais aconselhado. Ele tem mais resistência e pode ser usado em áreas internas e externas de qualquer dimensão, fachadas e até piscinas.
O produto é estabelecido em três tipos principais: ACI, ACII e ACIII. O primeiro é indicado para assentar peças cerâmicas em áreas internas e molháveis (cozinha, área de serviço e banheiro), pois resiste à umidade e à temperatura habitual desses espaços.
Argamassa AC1: indicada para assentamento de pisos e revestimentos cerâmicos de até 60 cm x 60 cm, em área interna, ou ainda argamassa para porcelanatos com baixo índice de absorção. Argamassa AC2: tem propriedades que suportam os efeitos de variações de temperatura, umidade e ação do vento.
Aplicar a massa fina com pigmento Pó Xadrez®, misturados na proporção de 1 parte de pigmento para cada 10 partes de massa fina. Aplicar com desempenadeira seguindo as instruções da fábrica da massa fina. A vantagem é que reduz custo de pintura e dá acabamento uniforme e já colorido.
O primeiro passo é preparar a argamassa manual ou mecanicamente. Misture o cimento e a areia (de preferência média e peneirada para eliminar impurezas) até alcançar uma consistência uniforme. Acrescente água aos poucos para obter uma massa mais ou menos úmida.
Aplicação da argamassa em pisos
Para preparar a argamassa é necessário colocá-la em um recipiente limpo e seco. Adicione água e misture o conteúdo até que ele se transforme em uma mistura homogênea, uniforme sem bolhas de ar. Confira na embalagem da argamassa a quantidade necessária de água para utilizar no material.
Preparação da argamassa
Como usar adesivo de cerâmica Aplique uma fina camada de cola nos dois lados da cerâmica quebrada. Pressione precisamente as peças juntas no lugar, ajustando-as rapidamente caso seja necessário. Segure as peças juntas para permitir a colagem. Prenda as peças, se preciso for, até finalizar o tempo de secagem.