Alfa hélice é uma estrutura molecular, secundária, repititivas e regulares presente nos polipeptídeos nas pontes de hidrogênio, nos nucleotídeos. Já o beta-folha é encontrado em várias proteínas nas quais regiões de cadeia polipeptica, diferente da alfa hélice emforma de bastão.
As proteínas são macromoléculas formadas pela união de aminoácidos. Os aminoácidos são unidos entre si por ligações peptídicas. As moléculas resultantes da união de aminoácidos são denominadas de peptídeos. As proteínas apresentam quatro níveis estruturais: estrutura primária, secundária, terciária e quaternária.
Em soluções essencialmente aquosas, o estado N tem maior estabilidade, o que é fundamental para preservar a função da proteína. Vários fatores, como temperatura, pH e concentração de solutos, podem afetar o equilíbrio N-D, promovendo estabilização (do estado nativo) ou desnaturação.
A estabilização se dá pela presença das ligações de hidrogênio entre os grupamentos NH e CO da cadeia principal.
Esta estrutura é estável porque se formam pontes de hidrogénio entre o C=O. do aminoácido n e o N-H do aminoácido n+4 (i.e, entre o 1º e o 5º, o 2º e o 6º, etc.).
A mudança de cor e de textura que observamos ao fritarmos um ovo decorre da desnaturação das proteínas desse alimento. Os principais agentes físicos desnaturantes são: calor, luz, frio, microondas, agitação e pressão. Dentre os fatores químicos podemos destacar: ácidos e bases fortes e solventes orgânicos.
A prolina é fundamental na síntese do colágeno, uma proteína fibrosa que estrutura os tecidos intersticiais do organismo. ... A hidroxilação de prolina envolve vitamina C, por esta razão, deficiências na ingestão de vitamina C prejudicam a síntese de colágeno, levando à doenças graves como o escorbuto.
As proteínas podem ser classificadas em dois grandes grupos: as globulares e as fibrosas. As proteínas globulares formam estruturas com formato esferoide. Nesse grupo, são encontradas importantes proteínas, tais como as enzimas e anticorpos.