JГЎ falamos aqui no blog sobre os diferentes tipos de ostomia. Dois deles sГЈo procedimentos bem parecidos: a colostomia e a ileostomia. Mas qual Г© a diferenГ§a entre elas?
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
AlГ©m disso, alguns alimentos podem ajudar a neutralizar o cheiro das fezes, podendo ser recomendado o consumo de cenoura, chuchu, espinafre, iogurte natural, coalhada integral sem soro, chГЎ de casca de maГ§ГЈ ou chГЎ de hortelГЈ.
O paciente deve atentar-se Г coloraГ§ГЈo, ao brilho, Г umidade, ao tamanho e Г forma do estoma. AlГ©m disso, o uso de alguns fГЎrmacos tГіpicos pode ser necessГЎrio para auxiliar na aderГЄncia da bolsa Г pele e prevenir vazamentos, bem como irritaГ§Гµes na epiderme. A limpeza da pele ao redor deste deve ser feita SOMENTE com ГЎgua e sabГЈo.
A ileostomia ou a colostomia podem ser definitivas ou provisórias, na dependência do tipo de intervenção realizada no intestino. Se o ânus tem que ser removido, a ileostomia ou colostomia será permanente; se o ânus não necessita ser removido, pode-se voltar a ligar o intestino a ele, depois que o problema atual for resolvido. Nestes casos, a ileostomia ou a colostomia são ditas temporárias.
As informações veiculadas neste texto foram extraídas em parte dos sites da Cleveland Clinic, da Mayo Clinic, da United Ostomy Associations of America e do Johns Hopkins Medicine.
Este procedimento Г© normalmente realizado apГіs cirurgias no sistema digestivo, principalmente em casos de cГўncer no intestino, colite ulcerativa ou doenГ§a de Crohn, por exemplo, podendo ser uma ileostomia temporГЎria ou permanente.
A frequГЄncia de troca da bolsa depende do modelo escolhido: uma bolsa drenГЎvel possui uma abertura inferior, o que dispensa seu desacoplamento do corpo a cada esvaziamento do coletor. Г‰ importante ressaltar que nГЈo Г© necessГЎrio retirГЎ-la para tomar banho, mas sim trocГЎ-la quando seu ponto de saturaГ§ГЈo estГЎ prГіximo, sob risco de vazamento, o que ocorre geralmente a cada 4 dias. JГЎ uma bolsa descartГЎvel deve ser trocada a cada vez que houver o descarte das fezes.
Assim, no caso da ileostomia, como nГЈo hГЎ passagem de ГЎgua e alimentos pelo intestino grosso, as fezes sГЈo bastante lГquidas e ГЎcidas, o que pode causar bastante irritaГ§ГЈo na pele.
As cirurgias sГЈo geralmente reservadas para casos em que tratamentos nГЈo invasivos falharam ou quando hГЎ uma ameaГ§a iminente Г vida, como em casos de perfuraГ§ГЈo intestinal ou obstruГ§ГЈo grave.
Em geral, uma ileostomia ou colostomia integram um tratamento de doenças que afetam o intestino, tais como doenças inflamatórias, câncer, obstrução e/ou perfuração do intestino, outras lesões várias do intestino (inclusive traumáticas), abscesso intestinal ou defeito de nascença. A ileostomia frequentemente é realizada para tratamento de colite ulcerativa, doença de Crohn e carcinoma de cólon.
Г‰ importante ressaltar que para a maioria dos pacientes nГЈo serГЎ necessГЎrio adequar a dieta, exceto Г queles que perdem um volume de dejetos superior a 1,5L por dia, o que pode ser acompanhado por meio do descarte das fezes em um pote com medidor. Nesses casos, deve haver uma reposiГ§ГЈo fluГda de fibras. AlГ©m disso, para evitar o bloqueio da passagem de alimentos prГіximo a ostomia, o paciente deve ser orientado a consumir pequenas porГ§Гµes de alimentos ao longo do dia. Por fim, Г© imprescindГvel observar que esses pacientes estГЈo sob risco de absorГ§ГЈo inadequada de fГЎrmacos, o que pode ser contornado por meio da administraГ§ГЈo de drogas lГquidas e de rГЎpida absorГ§ГЈo, quando possГvel.
Por isso, Г© muito importante ter os devidos cuidados na hora da troca da bolsa coletora e da higienizaГ§ГЈo da ГЎrea.
Confira nosso outro artigo e faГ§a as pazes com a sua ostomia jГЎ!
Vale ressaltar que tanto a ileostomia quanto a colostomia podem ser procedimentos permanentes ou temporГЎrios, dependendo da condiГ§ГЈo mГ©dica e do prognГіstico de cada paciente. Em alguns casos, como cГўncer colorretal em estГЎgio avanГ§ado ou doenГ§a inflamatГіria intestinal crГґnica, a ostomia pode ser uma soluГ§ГЈo permanente para melhorar a qualidade de vida do paciente.
Dependendo do motivo, a ileostomia pode ser temporГЎria, quando a causa Г© tratada e o fluxo do intestino pode voltar a acontecer normalmente, ou permanente, quando nГЈo existe possibilidade de restabelecer o fluxo normal do intestino.
Aqui nГЈo hГЎ restriГ§ГЈo alimentar, mas sim o estГmulo ao consumo de fibras para evitar constipaГ§ГЈo, uma vez que as fezes possuem consistГЄncia mais sГіlida. Alguns pacientes produzem muitos gases, o que pode ser reduzido por meio de uma adequaГ§ГЈo na escolha dos alimentos. Por fim, Г© interessante observar que, para alguns pacientes com colostomias distais, pode ser necessГЎrio estabelecer uma rotina de irrigaГ§ГЈo do cГіlon descendente ou sigmГіide com ГЎgua para provocar o esvaziamento intestinal.
As ostomias intestinais sГЈo anastomoses entre um segmento intestinal e a parede abdominal anterior, que pode ser realizada de forma transitГіria ou definitiva, e sГЈo indicadas quando a restauraГ§ГЈo da continuidade do trato gastrointestinal nГЈo Г© possГvel.
Também são significativamente diminuídas as absorções de gordura e de vitamina B, bem como são aumentadas as perdas de sódio e potássio. Os pacientes que passam por esse tipo de cirurgia devem receber reposições intensivas de líquidos, sangue e proteínas.
Logo apГіs o procedimento, Г© preciso monitorar sinais de infecГ§ГЈo, dor ou complicaГ§Гµes. AlГ©m disso, a orientaГ§ГЈo sobre o manejo da bolsa coletora e do estoma Г© feita por uma equipe multidisciplinar, incluindo enfermeiros estomaterapeutas.
A principal diferenГ§a entre a colostomia e a ileostomia Г© o local onde a cirurgia Г© feita. As duas sГЈo ostomias intestinais para eliminar as fezes, porГ©m o local do estoma Г© diferente.
Após uma ileostomia ou uma colostomia, o paciente deve usar uma bolsa especial aderida à pele, para que suas fezes sejam coletadas e recolhidas. Essa bolsa deve ser mantida permanentemente, pois a vontade de evacuar pode ocorrer a qualquer momento e não haverá meios de segurá-la, ao contrário do que acontece quando há um ânus normal.