No Brasil, o positivismo influenciou fortemente os militares e políticos ligados ao marechal Manuel Deodoro da Fonseca, que em 1889 depôs o imperador Dom Pedro II e tornou-se o primeiro presidente do Brasil, implantando uma tentativa de se fazer uma política baseada no positivismo, com o cultivo e a imposição da ordem ...
O positivismo foi uma epistemologia muito importante para a psicologia na medida em que surge na metade do século XIX (época em que a psicologia começava a desabrochar como uma ciência instrumentalizada e sistematizada) e apropriado pelas ciências como forma de reorientar o que se entendia por conhecimento.
O Positivismo tentou ser a solução para os problemas socioeconômicos da época. ... Enfatizava o conhecimento positivo, baseado nos fenômenos naturais e suas propriedades e relações, verificadas pela ciência empírica. As Ciências exatas eram tomadas como modelo de toda atividade teórica ou prática.
Favorecendo as ciências exatas – principalmente as que possuíam embasamento científico –, o positivismo sustentou sua superioridade diante as ciências humanas, afastando o direcionamento da educação brasileira de um ensino mais acadêmico.
Portanto, a doutrina de Comte é chamada de positivismo por incentivar o desenvolvimento do conhecimento por meio de experimentos para validar teorias e se distanciar do conhecimento dogmático difundido pela teologia.
Em sua filosofia da história, ele elaborou a lei dos três estados, na qual afirmava que o pensamento e o espírito humano desenvolviam-se por meio de três fases distintas: a teológica, a metafísica e a positiva. Explicação: ... O positivismo é a linha de pensamento dominante no trabalho de Comte.
As Leis dos três estados Politeísmo: a vontade dos deuses possui controle absoluto sobre todas as coisas. Monoteísmo: a vontade do Deus (único) controla todas as coisas e todos os acontecimentos.