É muito comum a farinha de rosca ser confundida com a de mandioca. Até porque sua aparência dentro da embalagem é muito parecida. Mas, como o próprio nome já diz, a farinha de mandioca é feita a partir da raiz, e é ideal para preparar farofas, encorpar molhos ou para ser servida junto a refeição.
Farinha de amêndoa
Use pão francês antigo para fazer uma farinha A principal dica para suprir a ausência da farinha de rosca é usar os pães dormidos para fazer uma farinha por conta própria. Nesse caso, você só precisa cortá-los em pedaços menores e, então, bater tudo no liquidificador.
Muito utilizada para empanar, a farinha de rosca é o típico ingrediente que costuma "sumir" do armário quando você mais precisa. Na falta deste produtos use farinha de milho peneirada (só a parte mais fina serve para empanar) ou triture bolachas de água e sal, o efeito é o mesmo.
Qual a Melhor Farinha para Empanar?
Para empanar passa as coxinha na agua bem gelada e depois na farinha de rosca. Fritar em óleo bem quente. A água gelada que deixa crocante. Bom apetite!
Modo de Preparo
Os salgadinhos devem ser fritos imersos no óleo - o ideal é que haja cerca de um centímetro de óleo acima dos alimentos, assim eles ficam uniformes e crocantes. Outra dica importante é a temperatura do óleo, caso ele esteja muito quente, é possível que o seu salgado fique torrado por fora e cru por dentro.
Por isso, o ideal é deixar o produto descongelar antes de fritar, assim evita o contato do gelo com o óleo quente e reduz o tempo de contato do salgado com o óleo. Porém, cuidado para não descongelar demais, deixando o produto mole, porque a massa pode abrir com facilidade.
1) Conservar os salgados quentes e úmidos na estufa: Evite o ressecamento dos salgados mantendo sempre o umidificador com água. Fique atento ao tempo de exposição dentro da estufa, não aconselho ficar mais de duas horas dependendo a textura do salgado para não emborrachar e nem ficar endurecido.
ESTUFAS PARA SALGADOS A VAPOR trabalham com o aquecimento de bandeja de água no reservatório que fica na base. Trabalhando de forma estática, a estufa eleva a umidade relativa do ar ao seu limite, evitando assim que os alimentos sejam desidratados, mantendo a textura e o sabor original.
60ºC
2 horas
Armazene seus salgadinhos de maneira correta Depois de fritar, não armazene os salgados na geladeira, mas sim no congelador! Isso mesmo, congele os salgados depois de fritá-los e mantenha armazenado no congelador. Na hora de comer, não precisa fritar de novo não!
A melhor embalagem para salgados congelados é aquela de plástico — selada e específica para ir ao freezer. Nessa embalagem, é possível congelar porções de 20 a 50 unidades de salgados, preferencialmente do mesmo tipo, podendo vendê-los em um prazo de validade maior aos clientes.
Em um recipiente, coloque os salgadinhos já empanados, ainda crus, lado a lado, e cubra com plástico filme. Deixe no freezer por cerca de 2 horas. Depois que já estiverem congelados, coloque-os em saquinhos próprio para congelamento. Dura até 3 meses.
Não existem restrições com relação ao tipo de embalagem, tanto para congelar quanto para armazenar os salgados já congelados. Porém, as formas de vidro grandes e retangulares são ótimas opções, pois elas têm bastante espaço e preservam melhor o cheiro e sabor dos produtos.
Portanto, leia até o final.