“A grande contribuição de Piaget foi estudar o raciocínio lógico-matemático, que é fundamental na escola mas não pode ser ensinado, dependendo de uma estrutura de conhecimento da criança”, diz Lino de Macedo, professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. ...
A contribuição da Psicopedagogia é de extrema importância para uma nova forma de pensar, sentir e agir frente aos conteúdos e no sentido de auxiliar nos processos de ensino- aprendizagem dos alunos, de suas dificuldades e facilidades que, articulados no conjunto, configuram a identidade da comunidade escolar.
Ao tratar da aprendizagem e do desenvolvimento, Vygotsky assinala a importância do papel da linguagem como intermediadora das relações sociais e formadora do discurso interior subjetivo, no que tange o pensamento.
A teoria de Vygotsky aponta que a criança nasce com funções psicológicas elementares e que com o aprendizado da cultura e as experiências adquiridas, essas funções tornam-se funções psicológicas superiores, que são o comportamento consciente, a ação proposital, capacidade de planejamento e pensamento abstrato.
O behaviorismo acredita, então, que os comportamentos mudam a partir de alterações ambientais, sendo o estímulo uma mudança no ambiente, e a reação, uma mudança realizada pelo indivíduo. Sua contribuição para a Psicologia do Desenvolvimento se encontra na descoberta de que é possível alterar padrões de comportamento.
Os fatores que influenciam o desenvolvimento humano são: hereditariedade, crescimento orgânico, maturação neurofisiológica e meio. Hereditariedade: é a carga genética do indivíduo que será capaz de estabelecer a sua potencial, que poderá ou não se desenvolver.
Porém, tudo isso mudou no ano de 1879, quando Wilhelm Wundt fundou seu Laboratório de Psicologia Experimental na Universidade de Leipzig. A partir dos trabalhos e estudos realizados por Wundt e seus colaboradores nesse laboratório, a Psicologia passou a ser considerada uma ciência de fato.
Os principais interesses de estudo nesta época foram: o desenvolvimento intelectual, maturação e crescimento. Começa-se a criticar os métodos existentes de pesquisa na área do desenvolvimento humano. Sendo que a maioria das pesquisas ainda usa métodos descritivos e normativos.
Enfocamos também, de forma sintética, ideias centrais de seis impor- tantes teóricos da Psicologia, para compreensão do desenvolvimento huma- no: Sigmund Freud, Anna Freud, Erik Erikson, Jean Piaget, L. S. Vigotski e Henri Wallon.
Esta área de conhecimento da psicologia estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social – desde o nascimento até a idade adulta. O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico.
Serão apresentadas cinco teorias ou modelos no âmbito do desenvolvimento humano. Essas teorias ou modelos são (1) a teoria biológica do desenvolvimento; (2) a teoria cognitiva do desenvolvimento; (3) a teoria emocional do desenvolvimento e (4) a teoria social do desenvolvimento.
Segundo sua teoria denominada "epistemologia genética", a partir do nascimento os seres humanos são submetidos a fases de desenvolvimento cognitivo, do qual ele descreveu quatro estágios de desenvolvimento: sensório, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal.