a) Características: é uma dieta muito restrita, geralmente usada em pós-operatórios, principalmente de cirurgias relacionadas ao trato gastrointestinal, com finalidade exclusiva de hidratação e de readaptação do processo digestivo e absortivo após paralisação por anestesia.
A Dieta líquida restrita é caracterizada pela presença de água, líquidos claros e carboidratos, cujo objetivo é manter a hidratação com a mínima formação de resíduos intestinais.
Não ingerir nada sólido durante as refeições: é assim que funciona a dieta líquida, tudo é substituído por chás, sopas, shakes, sucos, água e vitaminas. O regime alimentar ajuda a fazer um detox no organismo, melhora o funcionamento do intestino e também auxilia na perda de peso, já que as calorias são reduzidas.
As mais conhecidas, justamente por serem mais 'molhadas', são melancia, melão e morango - todas com mais de 90%. Mas, a banana, apesar de maciça, também é uma ótima fonte de hidratação, com mais de 70% de água na composição.
São os que possam ser consumidos com a ajuda de um canudo ou sem forçar a mastigação, como mingau, vitamina de frutas e sopa passada no liquidificador.
No intervalo das refeições: beber líquidos claros (água, chá, água de côco e gelatina). Sucos somente industrializados ou isotônico (Gatorade ou similares - de cor clara).
A remoção se for do dente necessita de brocas e cuidados especiais para que não "risque" ou cause danos ao esmalte do dente. ;) Se for cimento provisório que o dentista coloca durante as sessões de tratamento de canal, é importante manter para que não haja nova recontaminação do canal.