A versão mais aceita da origem do Futsal é que Futebol de Salão teve sua origem no Uruguai quando começou a ser praticado na década de 1930 em Montevidel,também na Associação Cristã de Moços.
Habib Maphuz é um dos nomes que mais se destaca nos primórdios do futebol de salão. ... Em 1955 foi fundada a Federação Paulista de Futebol de Salão. O que se viu a partir de então foi o desencadeamento da origem de federações estaduais por todo o Brasil.
Temos também a versão que considero como a mais provável, o FUTEBOL DE SALÃO foi inventado em 1934 na Associação Cristã de Moços de Montevidéu, Uruguai, pelo professor Juan Carlos Ceriani, que chamou este novo esporte de ''INDOOR-FOOT-BALL''.
As primeiras regras publicadas foram editadas em 1956. As normas foram feitas por Luiz Gonzaga de Oliveira Fernandes, em São Paulo. Juan Carlos Ceriani e HabibMaphuz professores da ACM são considerados os pais do futebol de salão.
A bola deve estar imóvel e colocada em cima da linha lateral, no local em que saiu da quadra de jogo ou no ponto mais próximo se caso tocou o teto; ... O jogador que cobrar o tiro lateral não deve tocar na bola uma segunda vez até que tenha sido tocada por outro jogador.
O tiro lateral é executado do ponto exato onde a bola cruzou a linha lateral ou, se ela cruzou a linha de fundo, da intersecção entre a linha lateral e linha de fundo daquele lado. Não é permitido colocar a bola no solo e o tiro deverá ser feito após o apito do juiz.
Quando o lateral é cobrado no basquete, o jogador se posiciona fora da quadra na linha lateral e deve lançar a bola de volta ao jogo para um companheiro de equipe sem pisar na quadra e sem se movimentar.
O tiro penal é cobrado em sua marca própria, dentro da grande área. Exceto o jogador que cobrar o pênalti e o goleiro, todos os demais devem ficar fora da grande área -a uma distância de pelo menos 9,15 m da marca. O goleiro deve ficar sobre sua linha de fundo, sob o gol, sem se mover até que a bola se mova.
No futebol, o pênalti é a falta suprema para a equipe, enquanto o cartão vermelho é a punição máxima individual, aplicada para jogadores. Deve ser marcada toda vez que houver uma falta dentro da grande ou da pequena área que favoreça o time adversário ao do goleiro que defende a baliza de tal área.
Ciberdúvidas não recomendou a grafia pênalti para o aportuguesamento da palavra inglesa, tão comum no futebol. O que se indica é a forma registada no dicionário brasileiro Aurélio, porque, segundo o dr. Amílcar Caffé, os brasileiros (aproximando-se da pronúncia inglesa de "penalty") põem a tónica no "pê".
Que ou o que precede imediatamente o último.