EQST

Qual A Base Do Pensamento Humanista?

Qual a base do pensamento humanista?

O Humanismo foi uma corrente de pensamento que tinha como principais características o antropocentrismo, a racionalidade e o cientificismo. Este movimento cultural e filosófico, desenvolvido entre os séculos XIV e XVI na Europa, firmou a base do Renascimento e marcou a transição entre a Idade Média e a Moderna.

O que era o programa humanista?

De acordo com o trecho anterior, e por meio de seus estudos históricos, é correto afirmar que o programa humanista: ... d) Constituía-se por uma aproximação com o mundo grego e romano, valorizando o equilíbrio das formas e proporções, num exemplo de arte barroca (humanista) do século XV.

O que os humanistas questionavam?

Resposta. Resposta: Sobre o que os humanistas defendiam, podemos citar o antropocentrismo, isto é, o homem como centro de sua existência, rompendo com os preceitos religiosos e teocêntricos da Igreja Católica.

O que os humanistas rejeitavam?

Os pensamentos humanistas rejeitavam um dos pensamentos principais da Igreja, a ideia de Deus como o “centro do mundo”, colocando assim o ser humano nesta posição.

O que os humanistas aprofundar no conhecimento?

De forma geral, o humanismo manifesta o interesse que os intelectuais e artistas dessa época tiveram em tratar e explorar os assuntos que estivessem intimamente ligados à figura do homem. ... Apesar destas evidências, não podemos dizer que a preocupação com o homem inexistia no período medieval.

O que é humanismo e como se apresenta?

O humanismo foi um movimento intelectual iniciado na Itália no século XV com o Renascimento e difundido pela Europa, rompendo com a forte influência da Igreja e do pensamento religioso da Idade Média. O teocentrismo (Deus como centro de tudo) cede lugar ao antropocentrismo, passando o homem a ser o centro de interesse.

Qual foi o espírito do renascimento explique?

As características do renascimento são o humanismo, racionalismo, individualismo, antropocentrismo, cientificismo, universalismo e a arte da Antiguidade Clássica. Foi um movimento artístico e filosófico que despontou na Itália no século XV.

O que significa renascimento e humanismo?

O humanismo renascentista foi movimento intelectual e filosófico que se desenvolveu durante o período do Renascimento entre os séculos XV e XVI. O antropocentrismo, que coloca o homem no centro do mundo, foi o conceito pelo qual se apoiava este o pensamento filosófico.

Qual a diferença entre iluminismo e renascimento?

Resposta. Renascimento: movimento artístico e cultural que teve origem na Península Itálica e se espalhou pela Europa durante os séculos XIV, XV , e XVI. Iluminismo: movimento filosófico e político, marcado pelo surgimento da filosofia moderna e da ciência a partir do final do século XVI e durante o século XVII.

Qual a diferença entre os humanista e os iluministas?

Iluminismo: movimento filosófico e político, marcado pelo surgimento da filosofia moderna e da ciência a partir do final do século XVI e durante o século XVII. Humanismo: característica comum ao movimento renascentista e iluminista que consiste numa valorização do ser humano.

Qual a semelhança entre o Renascimento e o Iluminismo?

Já o Iluminismo foi um movimento posterior, já do Século XVII, que se fixou na Inglaterra e na França, depois expandindo-se para o mundo, com ideais parecidos com os do Renascimento, mas mais sofisticados e com um grau de abrangência bem maior.