Baleia orca, conhecida também como baleia assassina.
Para comparar, o tubarão-branco mede apenas 6 m, equivalente ao tamanho de um filhote de megalodon. A escassez de comida e a concorrência com predadoresde grande porte, como a orca (8 m) e a baleia-azul (30 m) – que também atacavam seusfilhotes – deram início à extinção dos megalodons.
Quem lidera esta lista é a baleia-azul, com mais de 30 metros de comprimento, mas seguida de perto (acredite!) por uma gigantesca água-viva! Esses dois grandalhões estão entre os maiores animais que já habitaram os oceanos da Terra em todos os tempos.
baleias azuis
33 metros
200 litros
Fêmea: 25 mpopulação do Hemisfério Norte, Adulto
Apesar do tamanho da baleia–azul, sua boca não é ampla o suficiente para um ser humano caber ali dentro sem ser esmagado quando fechada, e seu esôfago tem apenas 10 cm de diâmetro, impedindo a ingestão de qualquer coisa muito maior do que uma laranja.
Mergulhador é engolido por baleia e diz: 'abriu a boca para me cuspir'; veja vídeo. O mergulhador profissional sul-africano Rainer Schimpf foi engolido por uma baleia na cidade de Porto Elisabete, na África do Sul.
É esperado que um animal com 23,3 metros de comprimento e pesando cerca de 180 toneladas tenha órgãos gigantescos. No entanto, o tamanho de seu coração surpreende. Ele tem 180 quilos, 1,5 metro de comprimento e, quando estava em ação, bombeava cerca de 60 galões de sangue (220 litros) por batimento cardíaco.
Balaenoptera musculus
A respiração dos golfinhos é pulmonar, o que os faz vir à superfície para realizar as trocas gasosas. O orifício respiratório, respiradouro, funciona como uma válvula, que se abre quando o golfinho sobe para respirar e se fecha quando ele vai submergir.
Delphinidae
Mamíferos marinhos respiram ar, enquanto a maioria dos outros animais marinhos extraem o oxigênio da água. Mamíferos marinhos possuem cabelo. Cetáceos possuem pouco ou nenhum cabelo, geralmente algumas poucas cerdas ao redor da cabeça ou boca.
Têm um índice médio de 1,17% ao passo que o do homem é de 2,10%. Os chimpanzés, que vêm em terceiro, ficam com 0,70%. Mais: considerado isoladamente, o cérebro dos golfinhos é mais pesado que o dos outros dois.
Isso pode consumir vinte por cento da energia do organismo, mais do que qualquer outro órgão, apesar de ser apenas 2% do peso do corpo humano. Se 90% do cérebro fossem desnecessários, haveria grande vantagem evolutiva em seres humanos com cérebros menores e mais eficientes.
O ser humano só usa 10% do cérebro.
Áreas estimuladas do cérebro gastam 1% mais energia do que as em repouso. Esse trabalho extra resultaria em uma canseira mental. E o cérebro pifaria vez ou outra, nos dando dor de cabeça e brancos na memória. A criatividade correria solta e ninguém ficaria preso a uma única área.
10%
Um dos mitos mais conhecidos sobre o cérebro é o de que utilizamos apenas 10% de sua capacidade. É uma ideia atraente, pois sugere que poderíamos ser muito mais inteligentes, bem-sucedidos e criativos se conseguíssemos aproveitar os outros 90% que podemos estar desperdiçando. Infelizmente, isso não é verdade.
"uma capacidade mental bastante geral que, entre outras coisas, envolve a habilidade de raciocinar, planejar, resolver problemas, pensar de forma abstrata, compreender ideias complexas, aprender rápido e aprender com a experiência.