Para obter a equação cartesiana do plano atribui valores às coordenadas do ponto ponto A e do vetor normal. Na figura movimenta o ponto genérico (P) do plano e verifica que pertence ao plano.
A equação cartesiana do plano é da forma ax + by + cz = d, sendo n = (a,b,c) o vetor normal. Vamos chamar de π' o plano que estamos procurando. Se π: 2x + y - z + 8 = 0 é perpendicular a π', então o vetor normal de π é paralelo a π', ou seja, u = (2,1,-1) // π'.
Com a equação segmentária, podemos determinar os pontos de interseção da reta com os eixos ordenados do plano. O termo que divide x na equação segmentária é abscissa do ponto de intercessão da reta com o eixo x, e o termo que divide y é abscissa do ponto de interseção da reta com o eixo y.
No entanto, tem algo que é exclusivamente seu, que é a chamada "equação fundamental da contabilidade". ... Esta equação é escrita na forma A=P+PL e significa que o total de ativos (A) sempre é igual à soma do total de passivos (P) com o patrimônio líquido (PL).
Podemos encontrar uma equação da reta r conhecendo a sua inclinação (direção), ou seja o valor do ângulo θ que a reta apresenta em relação ao eixo x. O coeficiente angular m também pode ser encontrado conhecendo-se dois pontos pertencentes a reta.