Quando observamos as células animais, verificamos três principais tipos de junções intercelulares: junções aderentes, desmossomos e junções comunicantes. Essas estruturas estão relacionadas com várias funções, como a ancoragem e a troca de informação.
Especialização 1 - Junções Oclusivas, que servem para vedar os espaços entre as células de forma a impedir a passagem de moléculas; Especialização 2 - Desmossomos, que servem para unir fortemente as células umas às outras; Especialização 3 - Junções Comunicantes, que servem para permitir a comunicação entre as células.
Designação de cada uma das muitas projeções em forma de dedo de luva que se apresentam nas superfícies livres das células epiteliais. As microvilosidades são revestidas por uma membrana e o seu citoplasma prolonga-se para o resto da célula.
Os desmossomos são encontrados nas laterais das células epiteliais pois fixam uma célula à outra, enquanto os hemidesmossomos são encontrados na porção basal da célula pois seu papeol é manter a célula fixa à lâmina basal. ... O desmossomo se encontra na parte lateral, e tem função de ligar célula-célula.
O desmossomo é uma importante junção celular de células epiteliais. Ao manter as células unidas entre si, o desmossomo oferece força mecânica e estabilidade ao tecido.
O glicocálice apresenta diversas funções importantes para a célula, sendo uma delas a proteção contra lesões de natureza química e mecânica. Esses carboidratos também evitam ligações indesejáveis com outras células e ajudam na movimentação graças à sua capacidade de adsorver água.
Reconhecimento celular, reconhecimento intercelular ou histocompatibilidade celular é o processo pelo qual as moléculas de carboidrato constituem a base química para o reconhecimento mútuo entre as células.
Função. O colesterol é necessário para construir e manter as membranas celulares; regula a fluidez da membrana em diversas faixas de temperatura.