TIPOS E CURIOSIDADES SOBRE A COUVE
A couve é uma hortaliça bastante conhecida e faz parte da família do brócolis, do repolho, da couve-flor e do rabanete. Há diversas variedades disponíveis para consumo e a mais popular no Brasil é a couve-manteiga. Possui folhas lisas ou pouco onduladas e longas e a tonalidade pode variar de verde-claro a escuro.
A couve e a couve-rábano têm folhas desordenadas que se difundem a partir de um caule. No caso da couve-rábano, o caule também é fonte de alimento. O repolho tem folhas firmemente dobradas, que formam uma única estrutura grande em torno do caule. A couve-flor e os brócolis têm flores grossas que são consumidas.
As suas folhas têm mais ferro do que a carne e mais cálcio do que o leite mas alguns especialistas alertam que a couve, quando comida em excesso, pode provocar problemas digestivos, hipotiroidismo, batimentos cardíacos irregulares e morte súbita.
Os benefícios proporcionados pela couve A vitamina C presente na couve é importante para proteger o organismo de infecções, manter a saúde de ossos, cartilagens e mucosas e facilitar a absorção de ferro. Ótimo para o crescimento do cabelo; Combate tosse e rouquidão, ajuda a combater asma e bronquite.
O suco verde pode ser consumido todos os dias. Os benefícios do suco de couve em jejum são fantásticos, mas você pode variar tomando antes das demais refeições ou mesmo como lanche da tarde. Se não conseguir aderir todos os dias, tome o suco pelo menos uma vez por semana.
Rega em excesso Essa é a causa mais comum para o amarelamento das folhas. Ao regar demais você pode acabar “afogando” as raízes da planta. Preste atenção na terra: se ela ainda estiver úmida, espere mais um dia para regar.
A dica é intercalar uma camada de papel toalha com uma de verdura, garantindo que toda a umidade seja absorvida. Coloque as verduras intercaladas com papel toalha em potes de plástico ou vidro esterilizados e tampe-os. Para as folhas maiores, como a couve, guarde em sacos plásticos esterilizados.
Encha a tigela com água gelada; Escorra a água novamente; Coloque a couve em um pote que pode ser levado ao congelador; Congele.
Com um pouco de vinagre, se forem brancos (couve-flor e alcachofra) e roxos (repolho, beterraba). Depois de 30 segundos a 1 minuto (eles devem estar firmes), tire da água, escorra bem e mergulhe na água com gelo. Deixar escorrer bem a água antes de congelar.
Instruções
Segundo a nutricionista, a couve também pode ser congelada crua picada, após higienização e secagem das folhas. “E você pode retirar e utilizar somente o necessário. Não precisa de descongelamento prévio. Pode refogar logo após a retirada do freezer”, comenta.
Depois de sequinhas, é só dobrar ou enrolar cada folha e levar ao congelador. Se usar saco plástico para conservar, a dica é retirar bem o ar antes de fechar. E pronto! No dia a dia é só retirar a quantidade que quiser e colocar na receita.
Enrole as folhas em papel-toalha e esprema o excesso de umidade se você não tiver uma centrífuga. Depois disso, espalhe as folhas em uma nova camada de papel-toalha e deixe secar por 10 a 15 minutos. É importante secar completamente se você for congelar o espinafre cru e não escaldado.