Alguns ramos se uniram, outros foram ressignificados. Agora, somos: agropecuário; consumo; crédito; infraestrutura; saúde; trabalho; produção de bens e serviços; e transporte. Na prática, o dia a dia da cooperativa permanece igual.
O ingresso nas cooperativas é livre a quem desejar utilizar seus serviços, contanto que preencham as condições estabelecidas no seu estatuto e adiram aos propósitos da sociedade (art. 29 da Lei 5.
4º - As cooperativas são sociedades de pessoas, com forma e natureza jurídica próprias, de natureza civil, não sujeitas à falência, constituídas para prestar serviços aos associados, distinguindo-se das demais sociedades pelas seguintes características: ... Objetivo fundamental (prestação de serviços);
Os deveres dos cooperados são:
As cooperativas de consumo buscam abastecer seus cooperados fazendo compras em comum, tornando o preço mais baixo e mantendo a qualidade dos produtos. No cooperativismo de consumo, a ideia principal é defender economicamente seus associados, que compram quotas de participação quando se inscrevem.
As cooperativas de transporte atuam na prestação de serviços de transporte de cargas e passageiros. É uma espécie de cooperativa que poderia ser enquadrada no ramo trabalho, mas, devido às peculiaridades de sua atividade, tem denominação própria.
As cooperativas educacionais funcionam como uma escola convencional, respeitando todas as diretrizes do MEC. O corpo docente e a equipe de direção pedagógica são funcionários contratados. Cabe aos pais o gerenciamento dos recursos financeiros, geralmente por meio de assembleias, e a definição dos métodos pedagógicos.
No sistema de contratação cooperativista, a própria cooperativa é responsável pelo gerenciamento do seu time. Ou seja, o tomador de serviços delega à cooperativa responsabilidades como seleção do profissional ideal e processo de contratação.