O corpo humano é construído seguindo alguns princípios fundamentais. Existem quatro princípios, a antimeria, metameria, paquimeria e estratificação. Na Antimeria o plano mediano divide o corpo em 2 metades direita e esquerda, semelhantes na forma e função.
ESTRATIMERIA (ESTRATIGRAFIA) l Constituição estratigráfica do corpo humano determinada pela sobreposição de camadas do mesmo tecido ou de tecidos diversos.
A estratigrafia é o ramo da Geologia que trata do estudo de rochas estratigráficas e visa a descrição de todos os corpos rochosos que formam a crosta terrestre, além da sua organização em unidades mapeáveis distintas com base em suas propriedades, visando estabelecer sua distribuição e relação no espaço e sua sucessão ...
Estratimeria é o principio pelo qual o corpo humano é construído através de camadas sobrepostas que da superfície corpórea para a profundidade são: a) Pele, tecido adiposo, fáscia muscular e osso. b) Pele, tela subcutânea, fáscia muscular e osso.
São 206 os ossos do corpo humano, divididos em:
Isomeria química em que os compostos têm o mesmo peso molecular e que são explicados por fórmulas planas. Divisão ou disposição em segmentos (metâmeros).
Tagmatização é o fenômeno de fusão de alguns segmentos dos artrópodes em segmentos maiores. ... Exemplos de artrópodes: camarões e escorpiões. Esses animais possuem o corpo segmentado e, em alguns deles, ocorre a fusão de alguns de seus segmentos em um maior segmento, como o tórax.
A metameria presente nos anelídeos, também chamada de segmentação corporal, consiste na organização dos corpos em uma série de segmentos, denominados de metâmeros. A vantagem da metameria consiste na capacidade de movimentação de cada metâmero de uma maneira distinta.
Quando falamos em metamorfose (do grego metabole = mudança), referimo-nos às mudanças que ocorrem na estrutura, na forma do corpo e até mesmo na forma de vida de alguns organismos durante seu desenvolvimento.
Os animais que sofrem metamorfose são moluscos, anfíbios, algumas espécies de peixes e insetos. As fêmeas dos animais que sofrem metamorfose põem seus ovos em lugares que julgam seguros. Após a postura dos ovos, eles eclodirão e se transformarão em larvas.
É a transformação que acontece na forma ou na estrutura de alguns animais. A borboleta é um dos bichos que sofrem a metamorfose mais completa. A transformação ocorre em quatro fases: a do ovo, da larva, da pupa e o estágio adulto. ... Ele se transforma, então, em larva (lagarta).
Besouros, borboletas, moscas e vespas estão entre os insetos que passam pelas quatro fases da metamorfose. Alguns insetos, como gafanhotos e cupins, passam por menos fases. A metamorfose também ocorre com os anfíbios. Um sapo, por exemplo, começa a vida como girino, de corpo oval e curto, com cauda e sem patas.
No desenvolvimento direto, quando eclode o ovo (insetos são ovíparos) nasce um jovem semelhante ao adulto, ou seja, não há metamorfose....Leia também:
Insetos que fazem casulos
Os dois exemplos mais conhecidos de desenvolvimento indireto são a borboleta e os anfíbios, como o sapo. Nesse último caso, a mudança é tão radical que os indivíduos jovens (girinos) não possuem pernas e vivem na água, e os adultos não possuem brânquias, vivem no ambiente terrestre e possuem pernas.
Resposta. Resposta:O. tipo de desenvolvimento depende da especie e pode ser de forma direta quando nascem e as características fisiológicas e morfológicas são mantidas, ou de forma indireta, quando a especie necessita passar por uma seri de transformações que mudam sua estrutura.
Resposta. Desenvolvimento direto: sem estágio larval - cão. Desenvolvimento indireto: com estágio larval - Sapo.
Holometábolos (metamorfose completa) → os insetos que passam por esse tipo de metamorfose possuem desenvolvimento indireto. Da eclosão do ovo surge uma larva que se transforma em pupa (crisálida), em seguida imago, atingindo o estágio adulto após sucessivas mudas (crescimento gradual com troca do exoesqueleto).
Entre os grupos de animais que realizam a fecundação interna, podemos destacar os mamíferos, algumas espécies de peixes e anfíbios, entre outros. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) A fertilização interna apresenta algumas vantagens em relação à fertilização externa.