Acontece mesmo de não corresponderem, em absoluto, àquilo em que nos levam a crer. Mais: podemos dizer que nunca sabemos o que uma pessoa ou coisa realmente é. Eu fui um dia um minúsculo embrião, depois serei um adulto e, enfim, um esqueleto empoeirado: como sabermos quem sou de verdade?
1 Por que o termo "maquiavélico" não se aplica a Maquiavel? (Aí você me diz: "A resposta não tá no texto, 'fessor' ... ... Porque a interpretação equivocada da teoria política de Maquiavel diz erroneamente de um sujeito mal, sem escrúpulos; perfido, que nega as leis morais.
Resposta. Resposta: O termo maquiavélico significa aquele que não tem escrúpulos, que não se apega as regras morais da sociedade. Para Maquiavel o político, o governante, o príncipe, não deve se deter nos princípios morais que regem o comportamento do cidadão comum para alcançar os objetivos do estado que governa.
adjetivo Sem escrúpulos; pérfido: habilidade maquiavélica. [Figurado] Que possui astúcia; esperto: projeto maquiavélico. Que se refere a maquiavelismo; que nega as leis morais. De acordo com a doutrina de Maquiavel, considerada como a negação de toda moral: política maquiavélica.
O termo "maquiavélico" o qual utilizamos hoje foi inspirado no pensamento de Maquiavel, sendo utilizado em situações nas quais alguém age conforme sua filosofia. Ou seja, uma ação que visa os fins em detrimento dos meios. OBS.: mas, hoje, geralmente utilizamos esse termo como sinônimo de algo ruim ou de cunho maligno.
As pessoas maquiavélicas gastam muito tempo e esforço pensando e planejando como usar as pessoas ao seu redor para alcançar seu objetivo. Seus objetivos são muito ambiciosos, já que eles têm tudo para alcançá-los. Eles só devem usar um ao outro, organizar cada um dos seus passos para que tudo corra como eles querem.
Resposta: Maquiavélico é o adjectivo que os dicionários consultados mostram; não há registo de "maquiaveliano", embora haja forma alternativa atestada, maquiavelista (cf. Dicionário Houaiss).