Já o conceito de hora líquida é o tempo que você efetivamente estuda, sem contar as pausas. Vamos supor que, no exemplo acima, você tenha feito uma pausa de 15 minutos para beber água, ir ao banheiro, etc. Logo, você estudou 1h45min líquido, e não 2 horas. Este é o tempo real e de qualidade.
As horas líquidas correspondem ao tempo efetivamente dedicado aos estudos. Não são contados intervalos e interrupções. Isso significa que você terá um registro mais honesto do seu tempo e poderá, dessa forma, adequar seu cronograma de estudo à realidade.
Faça uma tabela de 6 dias por semana. Dentro destes 6 dias, que podem ir de domingo a sexta ou de segunda a sábado, separe o período do dia mais propício para o seu estudo: manhã tarde ou noite. O período de estudo deve variar entre 2 e 4 horas diárias, a depender de sua disponibilidade.
A cada 4 etapas de 25 minutos, um intervalo maior deverá ser dado, não mais que 30 minutos. Isso dependendo das horas que você decidiu estudar por dia. Se sua meta for apenas 2 horas, o intervalo maior será desnecessário.
O método Pomodoro é simples e dura duas horas. Primeiro, você realiza uma atividade durante 25 minutos. Quando acabar o tempo, descansa 5 minutos. Assim sucessivamente até que complete as duas horas.
5 passos para aplicar o método Pomodoro de estudo
A cada quatro ciclos, faça uma pausa maior (entre 15 e 30 minutos) para descansar. Esses intervalos entres os pomodoros são fundamentais para “oxigenar o cérebro” e aumentar a agilidade mental. Vale lembrar que essas medidas de tempo são apenas as sugeridas na técnica do pomodoro clássica.
A Técnica Pomodoro ou simplesmente Pomodoro foi criada pelo Italiano Francesco Cirillo na década de 1980. Daí o nome, que em italiano significa “tomate”. Originalmente Cirillo usava um relógio de cozinha com formato de um tomate para determinar seus intervalos de trabalho.
Como funciona a Técnica Pomodoro?
5 apps para começar a usar o Método Pomodoro nos estudos
Focus To Do - Pomodoro O método utiliza um cronômetro para dividir a realização da tarefa em 25 minutos, separados por breves intervalos com pausas de 5 minutos. Uma outra função que a ferramenta possui é a de travar outro aplicativo de ser aberto no horário de estudo.
1) Ative o Efeito Foco Depois de abrir o aplicativo, deslize a tela para a direita para acessar o novo menu. Lá, acesse a opção “Efeito Foco” (ou “Lens Blur”, caso o idioma do seu Android seja o inglês). Note que o botão de captura mudou, ficando igual ao ícone desse novo modo de captura.
Melhores aplicativos de câmera para Android
20 melhores aplicativos de fotografia para iPhone
Aplicativos para editar fotos no iPhone
5 melhores editores de fotos para iPhone (iOS)
Confira os melhores apps para editar suas fotos
O VSCO é um dos aplicativos que você já deve ter ouvido falar se quer editar fotos como as blogueiras. Isso porque ele é um dos apps mais usados por influenciadores digitais, seja no TikTok, no Instagram ou no Snapchat.
10 Editores de fotos que famosos usam e você pode usar
Aplicativos para blogueiras: as melhores opções
Melhores softwares, serviços e aplicativos gratuitos de edição de foto:
Programas para editar fotos no Windows
Conheça os 10 melhores editores de fotos para Android
A seguir você tem os melhores programas de edição de foto para usar em 2019: Adobe Photoshop Express. GIMP. Paint.NET....