Isso pode ocorrer quando utilizado leite reprocessado ou quando o starter não for batido o suficiente, ficando a solubilidade comprometida. Tampe o recipiente (com o fermentado que já deveria ter a consistência de iogurte) e guarde na geladeira por 4 horas.
Se estiver muito calor, ele pode ficar pronto antes, ou seja, quando ele atingir a consistência, está pronto. Gente! Se o tempo estiver frio, a dica é ligar o forno antes de colocar a panela e deixar aquecer e desligar. Isso cria um ambiente quentinho para o iogurte “trabalhar” e se formar.
Esta é outra indicação de que a cultura ficou tempo demais fermentando, ou a uma temperatura muito alta, e o iogurte pode ficar todo talhado. Para que fique uniforme novamente, basta misturá-lo (com um fuê, com uma colher, ou balançando o recipiente em que ele estiver.
Verifique a superfície do iogurte em busca de mofo visível. Qualquer irregularidade ou alteração indica que o produto está provavelmente estragado. Contudo, se ele tiver uma camada líquida por cima, está tudo bem. Esse alimento se separa naturalmente no refrigerador.
Observar a tampa e a embalagem. Se esta se mostrar com um aspecto inchado, é porque deve estar com gases fruto da proliferação bacteriana. Se provares e sentires o "piquinho a azedo" é porque está estragado. Se provares e sentires o "piquinho a azedo" é porque está estragado.
Retire a coalhada do saco, adicione sal e mexa bem. Leve à geladeira. Depois que esfriar, sirva com azeite de oliva e azeitonas pretas. Usando iogurte, nas primeiras vezes a coalhada ficará mais ácida.
É bem simples, para 500 ml de iogurte de kefir já coado acrescente 1 pontinha de uma colher de café de bicarbonato de sódio, mexa bem. Irá formar uma espuma então faça isso dentro de uma jarra grande, espere abaixar e já pode ser consumido.
Diminua o tempo de fermentação Se o kefir que você está produzindo estiver muito ácido para o seu paladar, experimente reduzir o tempo de fermentação. O tempo mínimo de atuação para obter o líquido é de 8 horas. Caso você esteja acostumado deixar por 48 horas, tente coar após 24 horas.
Para 500 ml de iogurte de kefir já coado acrescente 1 pontinha de uma colher de café de bicarbonato de sódio, misture bem. Irá formar uma espuma então faça isso dentro de uma jarra grande, espere abaixar e já pode ser consumido.
Para evitar o alto nível de acidez, faça sempre uma análise da qualidade do leite. Ainda, é possível tratar o problema no cocho. Na seca, a incidência pode ser maior, devido a alimentação com pasto deficiente em nutrientes, por isso, suprir as necessidades nutricionais no cocho é fundamental.
Você saberá que o kefir está dando certo quando, depois de fermentado, o leite fica mais grosso, na consistência de iogurte. A coloração normal dos grãos é mais branquinha, se você encontrar algum mais escuro ou amarronzado, descarte!
O kefir é um alimento fermentado. Parece um iogurte. Mas tem um sabor mais azedo. A diferença é que o kefir tem mais variedades de bactérias e levedura.