A isocitrato desidrogenase é inibida por ATP e NADH, e positivamente regulada por ADP. A α-cetoglutarato desidrogenase é inibida por ATP, NADH e succinil-CoA.
Após o início do ciclo de Krebs, três passos são importantes para a regulação deste ciclo, sendo que três fatores controlam a velocidade do fluxo por meio do ciclo: quantidade de substratos, acúmulo de produtos e inibição alostérica retroativa das primeiras enzimas do ciclo.
fosfofrutocinase
Dinucleótido de nicotinamida e adenina (NAD, acrónimo, em inglês, de Nicotinamide adenine dinucleotide) ou nicotinamida adenina dinucleotídeo ou ainda difosfopiridina nucleotídeo é uma coenzima que apresenta dois estados de oxidação: NAD+ (oxidado) e NADH (reduzido).
A função da coenzima NAD é: Capturar elétrons. ... Durante o metabolismo, ele participa de reações redox, transportando elétrons de uma reação para outra. Ela contribui para a oxidação em processos celulares como a glicólise, ajudando na oxidação da glicose.
Coenzima é uma molécula orgânica ou metalorgânica unida a uma enzima, que juntas tem uma função catalítica, e que é necessária ao funcionamento da mesma. Caracterizadas por possuírem ligações fracas entre si, essas moléculas orgânicas não permanecem ligadas às enzimas todo o tempo, sendo libertadas após a catálise.
FAD é sintetizado a partir da riboflavina e ATP. Niacina é também conhecida como vitamina B3. Ambos ácido nicotínico e nicotinamida podem servir como fonte dietética de vitamina B3. Formas ativas da vitamina B3: nicotinamida adenina dinucleotídeo (NAD+) e nicotinamida adenina dinucleotídeo fosfato (NADP+).
As coenzimas reduzidas devem ser reoxidadas por duas razões: Voltar a participar das vias oxidativas na forma de coenzimas oxidadas É a partir da oxidação destas coenzimas que a energia nelas conservada pode ser aproveitada para sintetizar ATP.