Compreende, na Bíblia sagrada, os cinco primeiros livros do Antigo Testamento: Génesis (origens), Êxodo (do Egito), Levítico (dos levitas, sacerdotes), Números (recenseamentos dos hebreus) e Deuteronómio ("segunda lei").
Dos 66 livros presentes na Bíblia, os 39 primeiros estão no Antigo Testamento (AT), e os 27 livros finais estão no Novo Testamento (NT). Já na Bíblia Católica, os 46 primeiros estão no AT e 27 no NT. Os capítulos são as divisões de cada livro. Assim, a Bíblia tem ao todo 1.
Não há consenso sobre quando o Gênesis foi escrito, mas alguns anacronismos apontam que sua redação final aconteceu no primeiro milênio. As teorias mais recentes colocam a redação final do texto em torno do século V a.C., durante o período pós exílio quando a comunidade judia se adaptava à vida sob o império persa.
Significado de Gênese substantivo masculino [Religião] Primeiro livro da Bíblia que narra e descreve a criação do Mundo; gênesis. Etimologia (origem da palavra gênese). Do grego génesis, "fonte de vida, nascimento, origem".
Significado de Levítico adjetivo Referente aos levitas. substantivo masculino Terceiro livro do Antigo Testamento (Pentateuco) e o único formado inteiramente por leis religiosas e éticas. Seu nome origina-se da tribo levita ou de Levi, de quem descendiam os sacerdotes.