Os fatores de contextualização são aqueles que “ancoram” o texto em uma situação comunicativa determinada. Segundo Marcushi podem ser de dois tipos: os contextualizadores propriamente ditos e os perspectivos ou prospectivos.
Resposta. Coerência textual é quando um texto faz sentido: os substantivos não se repetem, ou seja o texto tem que ter coerência e não pode ter erros ortográficos.
Uma das formas de evitar a repetição de palavras no texto é por meio da substituição, que pode ser feita por intermédio da pronominalização ou por intermédio de sinônimos. Você sabe o que é coesão textual? Trata-se de um conceito semântico que se refere às relações de sentido existentes no interior do texto.
Progressão Textual = ligada aos recursos utilizados para a articulação das informações no texto. Progressão Temática = aliada ao assunto; à capacidade de sequenciar ideias, amarradas a uma mesma rede de sentidos.
Além de aspectos básicos relacionados à ortografia correta das palavras, a concordância e a regência nominal e verbal, a acentuação e a pontuação, existem outros aspectos fundamentais que formam a progressão textual.
As disposições ordenadas do conteúdo no texto recebem o nome de progressão discursiva. Essas disposições permitem que o texto ganhe mais fluidez e são necessárias para a produção textual para o ENEM.