É o Orixá que mantém a estrutura do templo; a sustentação dos terreiros depende do Bará Olodê, aquele que fica fora no relento, ou a frente. OBÁ, Bará rei-de-todos. ODARÁ o Senhor da Felicidade aquele que guia, mostra o caminho, vai na frente. O bará da paz,do branco,o verdadeiro exu de ORIXALÁ.
Sua oferenda consiste de milho torrado, batata assada, pipoca, azeite de dendê. O dia da semana é Segunda-Feira. Seu número é o 7. Sua Saudação: "alupo" ou "lalupo".
São eles:
O Senhor Exu Rei é muito respeitado dentro dos Terreiros de Umbanda, e também muito respeitado no mundo espiritual. Ele se apresenta com características de um homem de idade avançada, aparência muito refinada, demonstrando a sua nobreza.
Exu Marabô é uma falange de exus da Umbanda e da Quimbanda.
O exu catiço é aquele que está abaixo de exu orixá e acima dos exus de lei e exús pagãos.
Na umbanda, são cultuados nove orixás (Oxalá, Ogum, Oxossi, Xangô, Iemanjá, Oxum, Iansã, Nana Buruquê e Obaluaê/Omulú. ... O candomblé também trata Exu de maneira diferente, pois, em sua crença, Exu é um orixá, e não uma entidade; Caboclos: espíritos de índios, tanto guerreiros quanto curandeiros (pajés);
Guia é o nome usado nas religiões afro-brasileiras para os colares usados pelos médiuns durante as sessões e giras e também utilizadas pelos filhos da casa representando os seus guias (Orixás), variando a cor conforme a Linha na qual o espírito atua, a considerar: Linha de Oxalá = Contas Brancas (Candomblé e Umbanda)