Significado de Subnutrição substantivo feminino Nutrição deficiente; má nutrição; subalimentação. Alimentação insuficiente, pouco nutritiva, que não traz o necessário para que uma pessoa se mantenha saudável e tenha um bom desenvolvimento. Condição de quem (pessoa ou animal) possui uma nutrição deficiente.
A desnutrição é uma condição patológica, ou seja, uma doença que é causada pela baixa ingestão de proteínas, carboidratos, vitaminas, lipídios e sais minerais. Pode também ser causada devido a incapacidade ou dificuldade de o organismo absorver os nutrientes. A subnutrição se refere diretamente a má alimentação.
No entanto, quando as calorias são insuficientes, as vitaminas e os minerais também tendem a sê-lo. A desnutrição, muitas vezes chamada de má nutrição, é, na verdade, um tipo de má nutrição. A má nutrição é um desequilíbrio entre os nutrientes de que o corpo precisa e os nutrientes que o corpo obtém.
Além disso, a desnutrição gera grande perda muscular e de gordura, retardo no crescimento, alterações psicológicas, perda da cor do cabelo, enrugamento da pele, anemia, alterações ósseas, entre outros problemas. Em crianças, é importante lembrar que o desenvolvimento mental e físico fica seriamente comprometido.
As consequências para o organismo podem ser devastadoras e incluem desnutrição, desmaios, alterações hormonais, redução da imunidade com aumento da ocorrência de infecções, amolecimento dos dentes, queda de cabelos e falhas de memória. Quando não é tratada, a enfermidade pode inclusive levar à morte.
As complicações decorrentes da desnutrição podem ser: anemia severa, diminuição da secreção do ácido clorídrico (que tem, entre algumas funções, a capacidade de “esterilizar” o que comemos) no estômago e, em função disso, proliferação de bactérias (fato que já predispõe a um número maior de doenças), resposta muito ...
O principal sintoma de desnutrição é a perda de peso corporal, porém outros sintomas são:
Uma pessoa aparentemente com o peso normal pode ser considerada desnutrida se estiver com baixos índices no sangue de uma proteína chamada albumina sérica. Num exame laboratorial, qualquer número abaixo de 3,4 miligramas de albumina por decilitro de sangue chama a atenção dos especialistas.
Nas consultas pediátricas, o médico pesa o bebê para monitorar seu crescimento. Quando o peso não aumenta ou regride na curva de crescimento, ele pode estar desnutrido. Esse sintoma pode ser acompanhado por falta de força e energia, além de dificuldade de concentração e crescimento atrofiado.
Causas da desnutrição Causas primárias: Alimentação inadequada. A pessoa tem uma alimentação quantitativa ou qualitativamente insuficiente em calorias e nutrientes. Causas secundárias: Alguma condição faz com a ingestão de alimentos não seja suficiente para atender as necessidades energéticas do organismo.
Como evitar a desnutrição infantil
Os principais sintomas de desidratação nas crianças, são:
Mas, como evitar que o bebê fique desidratado? Se ele for menor de seis meses, a melhor forma de evitar o aparecimento da doença é por meio do aleitamento materno exclusivo. Bebês maiores devem ser estimulados a tomar água frequentemente e consumir frutas e alimentos com maior quantidade de água.
A moleira funda no bebê pode ser sinal de desidratação ou desnutrição e, por isso, caso se verifique que o bebê está com a moleira funda é recomendado levá-lo imediatamente ao pronto-socorro ou consultar o pediatra para receber o tratamento adequado, que pode incluir apenas alguns cuidados em casa como dar muitos ...
Quando houver vômitos, a reidratação deve ser iniciada com uma colher de chá (5 ml) de soro a cada 10 minutos para os bebês. Para as crianças maiores, de 5 ml a 10 ml a cada dois a cinco minutos. A cada 15 minutos, deve-se aumentar um pouco a quantidade de soro oferecida para que a criança consiga ficar hidratada.
O soro caseiro é feito misturando água, sal e açúcar e é muito utilizado para combater a desidratação causada por vômitos ou diarreia, podendo ser usada para adultos, crianças bebês e, até mesmo, animais domésticos.
O soro deve ser oferecido aos poucos para a criança, num bebê pequeno pode ser feito com seringa de 10 ml, em bebês pouco maiores uma medida de um copo de café desses descartáveis, e para crianças maiores, um copo maior de 100 a 200ml.
A desidratação é tratada com a administração de líquidos contendo eletrólitos, como sódio e cloretos. Caso a desidratação seja leve, os líquidos costumam ser administrados por via oral.
É possível tratar a desidratação leve a moderada das seguintes maneiras:
Para tratar os casos mais leves, basta dar bastante líquido para a pessoa beber e suprir a falta de água no organismo. Caso a situação esteja mais grave, quando a desidratação é de segundo grau, uma boa solução é utilizar o soro caseiro.
A desidratação ocorre se a água eliminada pelo organismo através da respiração, suor, urina, fezes e lágrimas, não for reposta adequadamente.
A desidratação é a deficiência de água no corpo. Vômito, diarreia, sudorese excessiva, queimaduras, insuficiência renal e uso de diuréticos podem causar desidratação. A pessoa sente sede e, conforme a desidratação piora, ela pode suar menos e excretar menos urina.
Quais as causas de desidratação?
As reações orgânicas de desidratação são processos químicos em que uma molécula de água é formada (e eliminada) a partir de uma única molécula orgânica ou a partir da interação de duas moléculas orgânicas iguais ou diferentes. Esse tipo de reação ocorre apenas em alguns compostos oxigenados, a saber: Não pare agora...
Como produto da reação de desidratação de ácidos carboxílicos, teremos os anidridos.
As reações de esterificação ocorrem entre um ácido carboxílico e um álcool, formando um éster e água. Basicamente, as reações de esterificação são aquelas em que um ácido carboxílico reage com um álcool e produz éster e água.
Veja a reação de oxirredução para formação da ferrugem:
Durante a esterificação, o grupo hidroxila (OH) do álcool interage com o hidrogênio (H) ionizável da hidroxila do ácido e forma a molécula de água. Já o éster é formado pela ligação do radical (R) do álcool com o oxigênio, que sobrou da hidroxila do ácido depois da formação da água.