Esquemas cognitivos: são estruturas mentais que as pessoas criam desde crianças acerca de si mesmo, das pessoas, do mundo, etc. São esses esquemas que vão influenciar o modo como as pessoas interpretam as coisas.
Existem muitos tipos de esquemas, incluindo esquemas de objeto, pessoa, social, evento, papel e self. Os esquemas são modificados à medida que obtemos mais informações. Esse processo pode ocorrer por assimilação ou acomodação.
O esquema representa um esboço das ideias principais abordadas em um texto, permitindo com que o leitor apreenda de modo efetivo a mensagem nele contida. ... Estamos nos referindo, de modo específico, ao esquema, o qual permitirá que você, leitor/pesquisador compreenda as ideias principais abordadas em um texto.
Forma de manutenção dos esquemas sociais, consiste na exibição de um padrão de comportamento que, guiado por esquemas, faz com que a pessoa alvo deste comportamento seja influenciada por ele e responda de forma coerente com as expectativas. Recenticidade da informação capaz de desencadear o esquema.
Já para Fiske e Taylor (2008), a cognição social é um campo da psicologia social que investiga a forma como as pessoas compreendem as outras pessoas e elas mesmas no ambiente social.
Como fazer um esquema: 1) definir palavras principais do texto; 2) definir ideias secundárias; 3) escolher uma frase curta que transmita cada uma dessas ideias; 4) escolher uma representação gráfica que mostre a relação entre essas ideias.
WADSWORTH (1996) define os esquemas como estruturas mentais, ou cognitivas, pelas quais os indivíduos intelectualmente se adaptam e organizam o meio. ... De fato, um adulto, por exemplo, possui um vasto arranjo de esquemas comparativamente complexos que permitem um grande número de diferenciações.
Mente é o estado da consciência ou subconsciência que possibilita a expressão da natureza humana. 'Mente' é um conceito bastante utilizado para descrever as funções superiores do cérebro humano relacionadas a cognição e comportamento.
A mente está em toda parte e em nenhuma. Esta é uma das principais idéias do livro "O Sítio da Mente", de Henrique Schützer Del Nero, coordenador do grupo de Ciência Cognitiva do Instituto de Estudos Avançados da USP.
Essa mente é a responsável em nos manter vivos através do funcionamento perfeito de todas as partes do nosso corpo. Ela controla o sistema nervoso autônomo, sistema imunológico e todas as funções vitais e automáticas existem dentro de nós.
O cérebro é a parte física e a mente, a abstrata. Enquanto o cérebro cuida do perfeito funcionamento do corpo, dos sinais elétricos e da resposta emocional quando pensamos em algo que nos gera emoção, a mente é a responsável por gerar o pensamento que motivou o cérebro a iniciar sei trabalho.
Gabbard 2005, afirma que o cérebro e a mente não são entidades separadas, mas que "a mente é a atividade do cérebro". ... Os resultados dos estudos sobre o efeito placebo também convergem para a mesma conclusão, ou seja, que os processos mentais baseados na mente produzem atividade cerebral.
Um profissional de saúde mental é uma pessoa que oferece serviços com o propósito de melhorar a saúde mental de um indivíduo. Estes profissionais incluem psiquiatras, psicólogos, e enfermeiros especializados, entre outros.
Agressões de ordem física e psicológica; Perdas, decepções, frustrações e sofrimentos físicos e psíquicos que perturbam o equilíbrio emocional; Podemos então afirmar que os transtornos mentais não têm uma causa específica, mas que são formados por fatores biológicos, psicológicos e socioculturais.
6 dicas para promover ações voltadas para a saúde mental no trabalho
A saúde mental não diz respeito apenas à manutenção e tratamento de transtornos mentais, mas também corresponde à área da prevenção destes, com a promoção de um ambiente sociocultural baseada em aspectos como a autoestima, relações interpessoais e outros elementos que devem ser trabalhados desde o ensino primário de ...