Alguns exemplos de compostos bioativos são os flavonóides, cafeína, carotenóides, carnitina, colina, coenzima Q, creatina, dithiolthiones, fitoesteróis, polissacarídeos, fitoestrógenos, glucosinolatos, polifenóis, antocianinas prebióticos e taurina.
Os alimentos funcionais caracterizam-se por oferecer vários benefícios à saúde, além do valor nutritivo inerente à sua composição química, podendo desempenhar um papel potencialmente benéfico na redução do risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes, dentre outras.
Alimentos Funcionais
Os alimentos funcionais, de acordo com a definição geralmente aceita, é um alimento que pode trazer benefícios a saúde além de nutrir o organismo com as substâncias que ele contem. Esta é uma definição complicada, porque as substâncias presentes nos alimentos, referem-se apenas às vitaminas e minerais.
"Alimentos com alegações de propriedades funcionais são uma categoria que apresenta propriedades relativas ao papel metabólico ou fisiológico que uma substância tem no crescimento, desenvolvimento, manutenção e outras funções normais do organismo humano", explica Thalita Antony de Souza Lima, gerente geral de alimentos ...
Os principais compostos funcionais pesquisados estão presentes na soja e seus derivados, nos peixes marinhos como salmão, atum e sardinha, nos óleos de linhaça e soja, nas amêndoas e nozes, no chá verde, nas frutas vermelhas como uvas, framboesas e cerejas, nos tomates, goiabas e melancias, nas folhas verdes e no milho ...
As frutas, verduras, cereais, grãos, latícineos e peixes são considerados os principais alimentos funcionais devido os nutrientes ativos que eles apresentam. Estão dentro dos nutrientes ativos os carotenóides, glicosinalatos, fibras solúveis e insolúveis, polifenóis, ácidos graxos essenciais, entre outros.
Hipócrates, há mais de 200 anos, já defendia a ideia de fazer do alimento um medicamento. Mas foi na década de 90, que os pesquisadores mostraram maior interesse pelo tema. O Japão foi o pioneiro na produção e comercialização de alimentos funcionais.
O termo alimento funcional foi inicialmente introduzido no Japão em meados dos anos 80. Eram alimentos similares em aparência aos convencionais, usados como parte de uma dieta normal, e que demonstram benefícios fisiológicos e/ou reduzem o risco de doenças crônicas, além de suas funções nutricionais básicas.
Um dos nutracêuticos para emagrecer muito utilizados como auxiliar nos regimes de emagrecimento é a chamada quiosana. Essa substância é um polissacarídeo extraído do exoesqueleto (carapaça) de alguns crustáceos como o camarão, a lagosta e o caranguejo.
O termo cosmecêuticos ou dermocosméticos como também são chamados, nasceu da junção entre cosméticos e produtos farmacêuticos, ou seja, na sua formulação existem princípios ativos que penetram nas camadas mais profundas da pele e que realmente melhoram a condição da pele.
Os nutracêuticos são alimentos ou parte dos alimentos que apresentam benefícios à saúde, incluindo a prevenção e/ou tratamento de doenças. Podem abranger desde os nutrientes isolados - passando por suplementos dietéticos - até produtos projetados, produtos herbais e alimentos processados.
O que são cosméticos? ... Desta forma, enquanto os dermocosméticos tratam a fim de reduzir ou eliminar o problema a longo prazo, os cosméticos possuem uma ação imediata, mas efêmera, alterando a aparência apenas pelo período em que estão aplicados sobre a pele.
Descreva quais as principais funções dos produtos cosméticos? R: Limpar, Perfumar,Alterar sua aparência ou corrigir odores corporais, proteger ou Manter o bem estar. ... O resultado desse esforço é a expansão do mercado de cosméticos.
Nutricionista pode prescrever nutracêuticos Embora profissionais da saúde estejam acostumados com médicos como prescritores, é cada vez maior o número de nutricionistas capazes de prescrever nutracêuticos, assim como demais produtos capazes de prover melhorias na saúde física e até mesmo mental dos pacientes.
Compostos em sua maioria por antioxidantes, aminoácidos e minerais, devem ser ingeridos com água antes da refeição.