A fruta do Jamelão tem na sua composição vitamina C, fósforo, flavonoides e taninos com potente ação antioxidante, hipoglicemiante e anticarcinogênica. Assim, as frutas podem ser usadas como auxiliar no tratamento de doenças cardiovasculares, diabetes e câncer.
Sua semente fica envolvida por uma polpa carnosa e comestível, doce, mas adstringente, sendo agradável ao paladar. No Brasil, o fruto é geralmente consumido in natura, porém esta fruta pode ser processada na forma de compotas, licores, vinhos, vinagre, geléias, tortas, doces, entre outras.
O jamelão pode ser consumido puro ou utilizado em diversas receitas, como na preparação de:
A polpa que sobra junto à casca pode ser tirada com uma colher ou na forma de bolinhas, com boleador. Esta polpa é mais firme e menos aguada que a do melão e, portanto, mais cremosa. Use para fazer sorvetes, cremes, vitamina de frutas ou sopa gelada. O fruto verde pode ser usado como legume.
Inicialmente, a casca do caule do jambolão apresenta propriedades anti-inflamatória, anticarcinogênica e serve como medicamento para controle de diabetes. Os frutos do jambolão apresentam alta atividade antioxidante e também, ação hipoglicemiante.
Benefícios do Chá de Jambolão: As folhas do Jambolão possui ações antioxidantes, sendo ótimo para evitar o envelhecimento e fortalecer o sistema imunológico.
Jambo é rico em antioxidantes Bem, de uma forma geral ele combate os radicais livres, que são moléculas tóxicas que impedem o bom funcionamento do corpo. Aliás, como o próprio nome indica, ele impede a oxidação das células, que pode gerar o envelhecimento precoce ou mesmo o câncer.
Fonte de ferro, fósforo, proteínas, carboidratos e vitamina A, B1 e B2, o jambo-vermelho é considerado uma fruta com médio valor calórico, contendo apenas 56 calorias em 100 gramas de polpa.
As flores de jambu (Acmella oleracea), uma planta comumente usada na culinária amazônica, são uma alternativa eficaz para uso como analgésico, indica um novo estudo.
Lavar e já guardar na geladeira, pois a umidade faz com que as folhas murchem; Guardar as folhas submersas em água, pelo mesmo motivo; Não deixar as folhas de molho em algum bactericida antes de enxaguá-las; Utilizar vinagre pra higienização das folhas, ao invés dos produtos sanitizantes.
O mastruz é uma planta medicinal, também conhecida por erva de santa maria ou chá mexicano, que é muito utilizada na medicina tradicional para tratar vermes intestinais, má digestão e para fortalecer o sistema imunológico.
Um caldo amarelo, aromático e ácido, o tucupi é extraído da raiz da mandioca brava. O líquido que sai da mandioca ralada espremida, depois de separado do amido decantado, é cozido com temperos e vira o tucupi.
O tucupi também é ingrediente usado como tempero. ... Mas o tucupi é caldo que não dura muito tempo fora da geladeira, no máximo seis dias e, congelado, um pouco mais.