Das festas folclóricas, as mais importantes são realizadas no mês de outubro em várias cidades: em Florianópolis, a Fenaostra; em Blumenau, a Oktoberfest, festa tradicional alemã, com distribuição de chope, músicas típicas e grupos folclóricos; em Joinville, a Fenachopp.
Os 11 melhores pratos típicos do Sudeste brasileiro e onde encontrá-los
5 pratos para comer em Santa Catarina
Os casarões portugueses do Litoral, a arquitetura em estilo enxaimel no Vale do Itajaí e no Norte do Estado e as tradições italianas ainda fortes no Oeste são exemplos concretos da diversidade cultural catarinense, hoje enriquecida com a soma de novos sotaques e costumes daqueles que escolheram Santa Catarina para ...
Seja pela gastronomia de influência alemã nos doces, no sotaque manezinho herdado dos portugueses ou no bordado de influência açoriana, é preciso estar atento para ver toda a riqueza cultural da capital catarinense. ...
Em Santa Catarina há o “Tramadinho”, “Trenzinho”, “Zigue-Zague”, “Zigue-Zague a dois”, “Feiticeira” e “Rede de Pescador”. Vilão (SC) – desenvolvida por um grupo com 31 componentes, denominados batedores, balizadores, músicos e Mestre, a dança consta de batidas de longos bastões, com variados movimentos e ritmos.
Danças Folclóricas do Rio Grande do Sul: Chimarrita; Milonga; Vaneirão/Vaneira/Vaneirinha; Chula; Pezinho; Xote ou Chote; Bugio; Mazurca; Contrapasso; Marcha; Polca; Chamamé; Rancheira; Balaio; Caranguejo; Xote Carreirinha; e Xote das Duas Damas.
Na região norte, por exemplo, encontramos danças regionais como o Boi-Bumbá, cameleão, ciranda, gambá, serafina, carimbo, sol, desfeiteira e outras tantas folias populares dessa região rica que apresenta uma cultura diversa e encantadora em relação a tantas outras presentes no Brasil.
O Norte do Brasil tem como grande característica a presença dos povos nativos, sua cultura tribal é muito ritualística, voltada para o místico e o divino, o culto aos elementos e as divindades da natureza é muito presente na cultura nativa, juntamente com os nativos, os negros também tem forte presença na formação da ...
O Congo ou Congada é uma manifestação cultural de origem africana, mas com influência ibérica no que se refere à religiosidade. É popular em toda a região Norte do Brasil, durante o Natal e nas festividades de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.
Lundu Marajoara é uma dança também do pará, com forte influência africana, é muito sensual e envolvente, pois a intenção dela é mostrar o convite do homem para ter um encontro sexual com a mulher.
Na região norte o artesanato é representado principalmente pelo artesanato indígena, também é rico em técnicas como a marchetaria, cerâmica, palha, capim dourado, entre outros.
Tem mais depois da publicidade ;) As duas maiores festas populares do Norte são o Círio de Nazaré, que no segundo domingo de outubro reúne mais de 2 milhões de pessoas em Belém (PA), e o Festival de Parintins, a mais conhecida festa do boi-bumbá do país, que ocorre em junho, no Amazonas.
Benefícios da dança para o corpo
8 benefícios da dança para o corpo e a mente
“A dança traz muitos benefícios à saúde, como o aumento da flexibilidade, o aprimoramento da coordenação motora, a melhora cardiorrespiratória e também a otimização do condicionamento aeróbico”, explica a professora.
A dança como atividade física que melhora a disposição para as atividades do dia-a-dia pode proporcionar ao indivíduo que a prática, força muscular, estética corporal e autoestima, através dos movimentos realizados por tal atividade.
Aumento do equilíbrio e da coordenação motora: a dança de salão leva a um aumento da consciência do corpo e de como ele se move, desenvolvendo ainda mais a coordenação motora e o equilíbrio. A atividade também ajuda no desenvolvimento da percepção espacial.
A Dança de Salão é uma modalidade de dança que pode ser praticada por jovens e adultos de todas as idades. Dança de salão faz bem ao corpo e ao espírito, fazendo com que todos possam ampliar o ciclo de amizade e de socialização.
A dança de salão aumenta a frequência cardíaca, estimula a circulação do sangue, melhora a capacidade respiratória e queima muitas calorias. Você sentirá até que seu fôlego aumentou! Dá elasticidade e melhora a postura ao caminhar.
Dançar para se manter em forma Seus músculos se fortalecem, você vai treinar o seu condicionamento físico. Depois dos primeiros encontros da sua aula de zumba você vai provavelmente sentir algumas dores ou ter algumas câimbras - mas saiba que isso é passageiro. Com a prática, seu corpo tende a ficar cada vez mais leve.
Estes são os principais motivos para aprender a dançar forro: