Três estruturas geológicas distintas compõem o Brasil: escudos cristalinos, bacias sedimentares e terrenos vulcânicos. A realização de estudos direcionados ao conhecimento geológico é de extrema importância para saber quais são as principais jazidas minerais e sua quantidade no subsolo.
A sua composição estrutural, contudo, é classificada em três diferentes tipos de estruturas geológicas que se dividem em todo o mundo: os crátons (ou escudos antigos), as bacias sedimentares e os dobramentos modernos (ou cadeias orogênicas).
Os crátons, os dobramentos modernos e as bacias sedimentares são os tipos de estruturas onde é mais comum que se ocorra a extração do minério de ferro por parte das grandes indústrias de mineração do planeta.
Assim, como o Brasil não sofreu com este processo formativo, não existem montanhas no território brasileiro. ... Portanto, o Brasil não é abrangido por este tipo de estrutura geológica. Assim, no Brasil existem dois tipos de estruturas geológicas, que são os escudos cristalinos e as bacias sedimentares.
Diante de toda a sua contribuição para a Geografia brasileira e a ciência, de forma geral, Aziz Nacib Ab' Saber foi, sem dúvidas, um dos maiores e mais importantes geógrafos brasileiros.