A cidadania da Grécia Antiga estabelecia os direitos dos indivíduos que viviam nas cidades. Os indivíduos/cidadãos eram iguais perante as leis, e considerados aptos para colaborar com os rumos da sociedade. ... Desta forma, a cidadania grega se fundamentava nos Direitos Políticos.
A cidadania romana era atribuída somente aos homens livres (nem todos os homens livres eram considerados cidadãos). Os cidadãos tinham o Direito: a ser sujeito de Direito privado (jus civile); ao acesso aos cargos públicos e às magistraturas; à participação das assembleias políticas; e às vantagens fiscais.
Cidadãos, os eupátridas: Somente eles possuíam direitos políticos para participar da democracia. As mulheres e as crianças não faziam parte do grupo dos cidadãos; Metecos: Eram os estrangeiros que habitavam Atenas. ... Atenas era um Estado que garantia a democracia da minoria às custas da escravidão da maioria.
Cidadania na idade média – Sob essa estrutura não poderia existir cidadania, pois entre os gregos a cidadania era a igualdade entre os homens e o direito de discussão e deliberação para resolver os conflitos, enquanto no feudalismo o poder era dividido de forma arbitrária e os ditos da igreja eram incontestáveis.
Nessa época, só eram considerados cidadãos os homens com mais de 21 anos, que fossem atenienses e filhos de pais atenienses. Na Grécia, a cidadania era exercida diretamente pelo cidadão, que tinha o direito de propor e aprovar leis. ... Para os gregos, a cidadania era um bem inestimável.
Na Idade média registra-se um “eclipse” na prática de Cidadania. Houve um desfalecimento que, deveu-se à sua incompatibilidade com o regime sócio-econômico-cultural Feudal. ... O espaço público, fundamental para o exercício de cidadania, foi extinto. A igualdade não existia como prática, e nem por princípio.
Cidadania e direitos civis - Os direitos civis e as revoluções do século 18. A cidadania moderna refere-se ao conjunto de direitos e deveres dos cidadãos que pertencem a uma nação, ou seja, o povo de um país. O núcleo dessa cidadania compõe-se basicamente de três elementos: o civil, o político e o social.
Cidadão é a pessoa física, nacional (nata ou naturalizada), no pleno exercício dos direitos políticos. ... Enfim, do ponto de vista jurídico, somente o nacional eleitor pode ser considerado “cidadão” no País.
exercer a cidadania plena e ter direitos civis,políticos e sociais.. Relaciona -se,portanto,Com a participação consciente e responsável do indivíduo na sociedade,zelando para que seus direitos não sejam violados. É ser saber os seus direitos e deveres, é exercer a cidadania no seu dia a dia sem julgar o próximo.
Exercer a cidadania plena é ter direitos civis, políticos e sociais. ... Relaciona-se, portanto, com a participação consciente e responsável do indivíduo na sociedade, zelando para que seus direitos não sejam violados.
Um cidadão consciente entende a importância de preservar a natureza e o mundo em que vive. Faz a sua parte em relação a economizar os bens naturais como água, fauna e flora. Também se preocupa com a limpeza das ruas, reciclagem do lixo etc.
Um cidadão consciente é aquele que luta por uma sociedade mais justa. O cidadão precisa ter consciência que , a sua participação é muito importante para a formação de uma sociedade mais justa e ciente dos seus valores morais e intelectuais.
10 hábitos simples do cidadão consciente
Ser um cidadão é cumprir as leis, ter respeito mútuo, colaborar com o meio ambiente, ter consciência dos seus atos e agir com participação. Todos nós somos cidadãos, indenpendente da cor, etnia, religião, idade, classe social, sexo, origem, etc.
Ser um bom cidadão significa ir além de seus próprios interesses, demonstrar na prática sua pre- ocupação com a comunidade e reconhecer sua res- ponsabilidade de ajudar a tornar seus lares, escola, vizinhança, país e planeta lugares cada vez melhores para se viver.
Os deveres do cidadão
DIREITOS E DEVERES: cada cidadão tem o direito de viver, de ser livre, de ter sua casa, de ser respeitado como pessoa, de não sofrer coação, de não sofrer preconceito por causa do seu sexo, de sua cor, de sua idade, do seu trabalho, da sua origem, ou por qualquer outra causa.