Sedimentares: esse tipo de rocha tem sua formação a partir do acúmulo de resíduos de outros tipos de rochas. São exemplos de rochas sedimentares: areia, argila, sal-gema e calcário. Metamórficas: esse tipo de rocha tem sua origem na transformação de outras rochas, em virtude da pressão e da temperatura.
As rochas sedimentares são formações naturais resultantes da consolidação de fragmentos de outras rochas (chamados de sedimentos) ou da precipitação de minerais salinos dissolvidos em ambientes aquáticos.
Sedimentação é o processo de desgaste das rochas e dos solos, ocasionada a partir dos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo. Esse processo é responsável pela transformação das rochas ígneas e metamórficas em rochas sedimentares. ... A formação de sedimentos pode ser ocasionada pela água ou pelos ventos.
Por serem formados por detrito biológico, as rochas sedimentares são importantes fontes de material fóssil, como petróleo ou carvão. As rochas sedimentares são um dos três grupos de rochas. Os outros dois grupos são as rochas ígneas, também denominadas de rochas magmáticas; e as rochas metamórficas.
O basalto é bastante utilizado na fabricação de material para pavimentações. A ardósia,sua formatação em placas e sua estruturação física resistente fazem com que ela seja usada na construção civil,principalmente com pisos e revestimentos. O mármore,ele é muito utilizado em ornamentações.
A litosfera, a camada superficial e sólida da Terra, é composta por rochas, que, por sua vez, são formadas pela união natural entre os diferentes minerais. ... Nessa divisão, existem três tipos principais: as rochas ígneas ou magmáticas, as rochas metamórficas e as rochas sedimentares.
Já os minerais são compostos químicos quase sempre inorgânicos e presentes na forma sólida. Costumam ser homogêneos e subclassificados conforme suas diferentes propriedades, tais como textura, dureza, opacidade, brilho, cor, entre outras. Existem rochas que são formadas por um único tipo de mineral.
Já uma rocha corresponde a um agregado consolidados de minerais, formadas por diversos processos da dinâmica terrestre. Podemos identificar minerais, segundo algumas de suas características: de natureza óticas (cor, brilho e traço) ou mecânicas (dureza, clivagem, fratura).
Uma rocha é, em geral, um agregado de minerais. O granito, por exemplo, é majoritariamente formado dos minerais quartzo, feldspatos e micas. ... A composição mineralógica das rochas ígneas dependerá basicamente da composição do magma a partir do qual se formaram.
Os minerais mais comuns nas rochas ígneas são todos do grupo dos silicatos: feldspatos, feldspatoides, quartzos, olivinas, piroxênios, anfibólios e micas.
litosfera
As propriedades das rochas que mais interessam para sua caracterização são: -Químicas (composição química/ reatividade/ mineralogia/ durabilidade). -Físicas (cor/densidade/ porosidade/ permeabilidade/ absorção/ dureza/ módulo de elasticidade/ coeficiente de Poison).
Nos minerais, e também nas rochas, as propriedades podem ser vectoriais ou escalares conforme dependem ou não da direcção em que são medidas ou observadas. A dureza, a clivagem, a resistência à compressão são exemplos de propriedades vectoriais enquanto que o peso volúmico e a porosidade são propriedades escalares.
Propriedades Físicas
A seguir outras propriedades: Cor, Fratura, Homogeneidade, Massa específica e compacidade, porosidade, permeabilidade, higroscopicidade, gelividade, condutibilidade térmica e elétrica, dureza, aderência, Propriedades mecânicas (compressão, tração, flexão e cisalhamento, desgaste e choque).
As principais são: diamante, opala, água-marinha, esmeralda, alexandrita, ametista, ágata, citrino, topázio e turmalina.
Principais rochas utilizadas como material de construção
De acordo com a Norma ABNT NBR 9935/2005 que estabelece a terminologia dos agregados, estes são caracterizados como materiais sem forma ou volume definidos, geralmente inertes, de dimensões e propriedades adequadas para a produção de argamassas e concreto.
Os agregados são classificados quanto à origem em naturais e artificiais. ... Os agregados podem também ser classificados em leves, normais e pesados. As britas normais são geralmente obtidas pela trituração de rochas, como basalto, gnaisse e granito.
Compõem a série normal as peneiras com aberturas de: 76mm, 38mm, 19mm, 9,5mm, 4,8mm, 2,4mm, 1,2mm, 0,6mm, 0,3mm e 0,15mm. As peneiras intermediárias são usadas apenas para auxiliar na elaboração da curva granulométrica e compreendem as aberturas de: 64mm, 50mm, 32mm, 25mm, 12,5mm e 6,2mm.
I. Quanto à origem os agregados podem ser classificados em naturais, britados, artificiais e reciclados. ... De acordo com a massa unitária, os agregados podem ser considerados normais, leves e pesados. A hematita pode ser classificada como agregado leve.
Os naturais são os que se encontram de forma particulada na natureza (areia, cascalho ou pedregulho) e os artificiais são aqueles produzidos por algum pro- cesso industrial, como as pedras britadas, areias artificiais, escórias de alto-forno e argilas expandidas, entre outros.
Com relação ao tamanho dos grãos, os agregados podem ser divididos em graúdos e miúdos, sendo considerado graúdo, todo o agregado que fica retido na peneira de número 4 (malha quadrada com 4,8 mm de lado) e miúdo o que consegue passar por esta peneira.
Os agregados são materiais primordiais na formulação do concreto. ... “Os agregados miúdos (areias) são utilizados para a fabricação de argamassas para reboco, contrapiso, na fabricação de argamassas colantes e também nos concretos. Já os agregados graúdos, brita 0 e brita 1 são utilizados para a fabricação dos concretos”.
Define-se como agregado graúdo o pedregulho ou a brita proveniente de rochas estáveis – ou a mistura de ambos –, com grãos que passam por umaficam retidos na peneira de malha quadrada com abertura nominal de 152mm 75 mm e ficam retidos na peneira ABNTaté a peneira de 4,8mm.
Um aglomerante, aglutinante ou ligante é um material geralmente pulverulento que tem a finalidade de aglutinação de outros materiais (agregados), influenciando, desta forma, a resistência do material resultante. ... Se, à argamassa, se juntar brita, está-se perante um material chamado "concreto" ou "betão".
De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar, ANS, os agregados no plano de saúde podem ser: Parentes de 1º e 3º grau consanguíneos: pais, filhos, tipos, sobrinhos, netos, avós; Cônjuges ou companheiros que possuem união estável; Sogros.