A Infantaria é uma das armas base do exército, integrante do sistema operacional manobra e é formada por combatentes aptos a atuar em diversos tipos de terreno e condições meteorológicas, podendo utilizar variados meios de transporte para ser conduzida à frente de combate.
A infantaria é a arma mais antiga do Exército e geralmente dotada dos maiores efetivos, formada por soldados que podem combater em todos os tipos de terreno e sob quaisquer condições meteorológicas, podendo utilizar variados meios de transporte para serem levados à frente de combate.
E no século 17, infante começou a ser usada indicar os jovens soldados que iam combater a pé em nome de um senhor, como se fossem, seus criados. Foi daí que surgiu o termo infantaria para indicar o conjunto desses soldados. E assim ficou até hoje.
Antônio de Sampaio, Patrono da Arma de Infantaria do Exército Brasileiro, nasceu em 24 de maio de 1810, na cidade de Tamboril, estado do Ceará. Filho de Antônio Ferreira de Sampaio e Antônia Xavier de Araújo, foi criado e educado pelos pais no ambiente simples dos sertões.
No primeiro caso, a artilharia apoia diretamente as unidades de manobra (infantaria ou carros de combate) enquanto que no segundo, a artilharia produz normalmente fogo em profundidade, especialmente fogo de contrabateria ou de interdição.
A Artilharia de Campanha é o principal meio de apoio de fogo da Força Terrestre, suas Unidades e Subunidades podem ser dotadas de canhões, obuses, foguetes ou mísseis. Tem por missão apoiar a Arma-Base (Infantaria e Cavalaria) pelo fogo, destruindo ou neutralizando os alvos que ameacem o êxito da operação.
O Serviço de Intendência é a parte da logística voltada para as atividades de suprimento. Ele distribui o material de intendência (uniformes, equipamentos individuais, etc) e os diversos tipos de munição e de gêneros alimentícios. Proporciona também, em operações, outros serviços como lavanderia e banho.
O período de qualificação funcionará na Escola de Sargentos das Armas (EsSA), para as qualificações militares de subtenentes e sargentos (QMS) de Infantaria (Inf), Cavalaria (Cav), Artilharia (Art), Engenharia (Eng) e Comunicações (Com); na Escola de Sargentos de Logística (EsSLog), para as QMS Material Bélico - .../span>
“Oi, Fábio! O Oficial Combatente do Exército Brasileiro ou da linha de Ensino Superior Militar Bélico tem como principal finalidade compor a Força de Combate Terrestre nas suas diversas especialidades: Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Quadro de Material Bélico e Serviço de Intendência./span>
Exército Brasileiro (EB) é uma das três Forças Armadas do Brasil, responsável, no plano externo, pela defesa do país em operações eminentemente terrestres e, no interno, pela garantia da lei, da ordem e dos poderes constitucionais. ... De 1967 a 1999, passou a ser denominado Ministério do Exército.
Por ser uma das disciplinas contempladas pela Academia Militar das Agulhas Negras, para se tornar um infante é necessário, primeiro, prestar um concurso para forças armadas do exército. Esse processo seletivo costuma acontecer todos os anos, com inscrições abertas nos meses de maio a junho./span>
Os militares estão classificados, de acordo com seu estatuto, em oficiais (exercem funções de comando, chefia e direção) e praças (executores e auxiliares). Um oficial constitui o membro de umas forças armadas investido numa posição de autoridade.
A rotina desses militares é rígida. Para os que vivem no quartel, a jornada começa às 6h, com o toque da alvorada. Logo que acordam, arrumam o alojamento, vestem seus uniformes e seguem para o rancho - nome dado ao refeitório onde realizam todas as refeições, para o café da manhã./span>
O militar de carreira (oficial ou sargento) é aquele que ingressa no Exército mediante a aprovação em concurso público, de âmbito nacional, de acordo com a sua faixa etária e escolaridade, para uma das seguintes Escolas de Formação: ... É destinado a quem possui o ensino médio ou já é formado em Engenharia (www.ime.eb.br);
Quanto aos Oficiais Intermediários, os salários são de R$ 9.
É preciso ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando o 3º ano do Ensino Médio. É preciso ter concluído o Ensino Médio e ter curso de Técnico de Enfermagem ou ser músico. Sexo masculino ou feminino, nascidos a partir de 1º de janeiro de 1982. É preciso ter curso superior nas áreas que serão divulgadas no edital.
Em geral, o salário de Soldado Engajado na Exército Brasileiro é de R$1.
Soldos dos militares passam por novo reajuste em 2020