Exemplo: Segundo o Artigo 1° da Declaração Universal dos Direitos Humanos, “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos”... Citação indireta: é a citação na qual você parafraseia a ideia original, transcrevendo-a com suas próprias palavras. Ela não acompanha aspas, mas deve constar a fonte.
Os direitos humanos são normas que reconhecem e protegem a dignidade de todos os seres humanos. Os direitos humanos regem o modo como os seres humanos individualmente vivem em sociedade e entre si, bem como sua relação com o Estado e as obrigações que o Estado tem em relação a eles.
3 – Art. 5º: Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza
As principais características do texto dissertativo-argumentativo são:
As melhores maneiras de começar uma frase
Para construir um texto dissertativo perfeito, siga a seguinte ordem:
Dicas essenciais para escrever um bom texto
Cite o artigo no texto como se estivesse copiando qualquer outra fonte. Em parênteses, escreva o nome do autor, o ano de publicação e o número da página a partir da qual você obteve a informação. Não use vírgula.
Estava dando uma olhadinha aqui em algumas leis e me bateu uma dúvida: “Quando eu for citar uma lei na redação eu posso só falar o ano e o artigo?”, por exemplo, “De acordo com a lei de 1988, no artigo 6, um dos direitos da sociedade é a saúde,…”
Para fazer uma citação direta, você deve copiar a fala do autor pela qual você se interessou, colocando ela entre aspas duplas pra deixar claro que a fala não é sua, e claro, referenciando o autor. A citação direta pode ser curta ou longa. A curta deve ser feita em até 3 linhas no máximo e incluída ao longo do texto.
Quando você fizer uma citação, não deixa-a “jogada” na redação, costure-a com o contexto, com o que está falando naquela parte específica do texto, mostre de que forma ela aborda o tema. Qualquer dúvida, estou à disposição!
Como posso fazer essa ponte sem parecer ignorante??? Não há problemas em citar séries e filmes, você só precisa contextualizar com o tema, ou seja, assim como outras referências, você pode usar assuntos retratados na ficção para exemplificar o que acontece na realidade.
Como são obras ficcionais, é preciso tomar alguns cuidados ao utilizar os filmes na redação. Os professores recomendam que eles sejam usados só para contextualizar o tema ou fazer analogias com a realidade. Dê uma olhada em dois exemplos de redações nota mil que utilizaram filmes em seus textos.
Veja abaixo alguns assuntos discutidos por Todo Mundo Odeia o Chris:
Além do autor, título e data, deve-se colocar a data de acesso à pagina, deixando claro que naquele dia o texto existia.
Referência de artigo e/ou matéria de site em ABNT
Não há uma regra restrita quanto ao uso de dados em sua redação. Na maioria das vezes, os dados irão aparecer nos parágrafos de desenvolvimento de sua redação. Porém, nada impede que você apresente dados na introdução.
Siglas
Se for usar, faça paralelos A professora de redação Mariana Pestana também concorda que não há mal em citar algum trecho bíblico, mas, assim como Diogo Didier, ela diz que que deve escrito com cautela para que que a abordagem não se torne uma "verdade absoluta" do redator.
Bíblia no todo idioma. Título da obra. Tradução ou versão. Local: Editora, Data de publicação.
Recapitulando
Assim como as referências, os exemplos podem ser muito úteis em seus textos, mas não se esqueça que um ou dois exemplos já são mais suficientes para sua redação. Não use exemplos em partes de seu texto que já são bastante compreensivas, não é necessário exemplificar algo que o examinador facilmente entenderá.
Dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros. É a única. É preciso tentar ser feliz, nem que seja apenas para dar o exemplo. Seja o exemplo de tuas palavras e haverá um momento em que não precisarás dizer nada sobre coisa alguma.
Para citar trechos de música na redação você deverá fazer o uso de aspas, bem como, deverá fazer a referencia do autor da música. Ao fazer uma referenciação deve-se ter cuidado, pois ela deve estar dentro do contexto a fim de ter coerência e coesão.
ex: É preciso reconhecer os principais problemas, como tempo de casa e hora trabalhada, por exemplo. Nesse período, o uso conjunto de “como” e “por exemplo” está correto, porque a repetição de sentidos reforça a ideia de que “tempo de casa” e “hora trabalhada” são apenas dois dentre vários “problemas”.
Pensei que era a mesma regra para o “por exemplo”. Então SEMPRE o “por exemplo” deve estar entre vírgulas em uma frase? Quando ele estiver no final da frase deve ser assim: “… coisas, por exemplo.”
1. Tenha algumas frases na manga para iniciar uma redação
Outra forma de começar uma introdução é apresentar informações sobre o tema, podendo ser estudos, levantamentos ou pesquisas que agreguem valor ao seu material. Quando você apresenta dados coerentes, você só reforça a sua credibilidade e autoridade em relação ao assunto.
Introdução no Texto Dissertativo-argumentativo