Ademais, existem cinco funções literárias, sendo elas: a cognitiva, a lúdica, a estética, a político-social e a catártica. ... A função cognitiva se refere à aquisição do conhecimento. Na Literatura, a escritora ou escritor tem uma noção pessoal da realidade que a rodeia.
• FUNÇÕES DA LITERATURA ENQUANTO ARTE TEM POR OBJETIVO DIVERTIR, PROPORCIONAR PRAZER. PARA OS GREGOS A ARTE TINHA UMA FUNÇÃO HEDONÍSTICA, OU SEJA, DEVIA CAUSAR PRAZER, RETRATANDO O BELO.
A literatura é arte da palavra por que é por meio de palavras que ela é realizada, seu resultado final que muitas vezes carregam sentimentos como; dores, felicidades, alegrias, tristeza, amores entre outras.
Resposta: A literatura é um tipo de realização da arte. O termo "arte" em seu sentido original significava uma habilidade, uma prática ou então até mesmo uma técnica. ... Explicação: A literatura é a arte de escrever.
A literatura é a arte da palavra e faz da palavra o seu principal objeto, concedendo-lhe outras possibilidades, retirando-lhe do seu lugar habitual e transpondo-a para um universo onde apenas homens e mulheres dotados de subjetividade podem percebê-la.
A literatura tem como matéria-prima a palavra. ... Isso acontece porque a literatura preocupa-se em contemplar não apenas o objeto linguístico, mas também a plasticidade e a beleza que são encontradas somente na arte. O que transforma um texto em um texto literário é a função da linguagem escolhida.
A arte literária está relacionada com a leitura e análise de textos verbais e, por isso, é considerada como sendo a arte construída pelas palavras. A leitura de textos, ficcionais ou não, provoca diferentes efeitos de sentido nos leitores/ouvintes e permite sair do mundo real e alcançar o mundo da fantasia.
A literatura (do latim littera, que significa “letra”) é uma das manifestações artísticas do ser humano, ao lado da música, dança, teatro, escultura, arquitetura, dentre outras. Ela representa comunicação, linguagem e criatividade, sendo considerada a arte das palavras.
Quando pensamos na literatura "em função de algo", é possível dizer que a presença dela na escola é: Alternativas: a) coerente.
Segundo Eagleton, é a forma que o público trata ou considera a literatura que torna um texto 'literário'. É a maneira como lemos o texto e não sua natureza que define o que é literatura. ... Isso posto, entendemos que é o juízo de valor que determina as particularidades, a literariedade ou não de um texto.
Neste universo de textos, segundo Parafita, são de considerar os contos populares, lendas, mitos, provérbios, ditos populares, apodos, adivinhas, lengalengas, orações, rezas, fórmulas de superstições e de mezinhas, esconjuros, orações com escárnio, pragas, agouros ou profecias, galanteios ou piropos, quadras, autos ...
A Literatura de Cordel é uma manifestação literária tradicional da cultura popular brasileira, mais precisamente do interior nordestino. Os locais onde ela tem grande destaque são os estados de... Trava-língua é um jogo de palavras inseridas em frases curtas, rimadas e engraçadas.
Formando a literatura oral brasileira, o Folclore. Folclore é o conjunto de tradições e manifestações populares constituído por lendas, mitos, provérbios, danças e costumes que são passados de geração em geração. ... Esta literatura oral sobreviveu por gerações.
Em relação à linguagem e o conteúdo, a literatura de cordel tem como principais características: