Na presente pesquisa abordou-se as fases de desenvolvimento segundo Jean Piaget, voltadas a maturação biológica, as quais se remetem a quatro estágios: sensório motor (do nascimento até aproximadamente os 2 anos), pré-operacional (dois a sete anos), operacional concreto (sete aos 12 anos) e operações formais (a partir ...
Como acontece o desenvolvimento infantil?
A infância é o período que vai desde o nascimento até aproximadamente o décimo-segundo ano de vida de uma pessoa. É um período de grande desenvolvimento físico, marcado pelo gradual crescimento da altura e do peso da criança - especialmente nos primeiros três anos de vida e durante a puberdade.
Afinal, o que é Primeira Infância? Primeira Infância é o período da vida que vai da gestação até os seis anos de idade.
Qual é a faixa etária incluída na primeira infância? A idade da primeira infância é aquela que compreende o período que vai do nascimento aos 6 anos de vida. Importante ressaltar que ela se configura como uma etapa determinante para o estabelecimento de habilidades fundamentais aprendidas pelo pequeno.
Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade. Parágrafo único. Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.
12 anos de idade
Levando-se em conta o aspecto legal, a primeira infância compreende o período que abrange os primeiros 6 (seis) anos completos ou 72 (setenta e dois) meses de vida da criança, conforme dispõe o artigo 2º, da Lei nº 13.
Do nascimento até completar 6 anos. Essa é a primeira infância. É a janela em que experiências, descobertas e afeto são levados para o resto da vida.
O período da primeira infância corresponde ao pré-natal e o sexto ano de vida da criança, contabilizando 1.
Elas aparecem desde o nascimento e vão sendo refinadas até atingirem sua forma madura. O desenvolvimento desse tipo de percepção é fundamental para a aquisição das percepções complexas. São classificadas como percepções simples a percepção visual, auditiva, tátil, olfativa e gustativa e proprioceptiva ou cinestésica.
O desenvolvimento emocional na infância direciona as nossas vidas, afetando os rumos que tomaremos e as escolhas que faremos. Esse etapa tão primordial começa ainda nos primeiros dias de vida. Por isso, a forma como crescemos e em que condições isso acontece pode definir quem seremos no futuro.
Dados recolhidos nos últimos 100 anos de pesquisas mostram que a primeira infância é período decisivo na formação da personalidade, caráter e modo de agir do adolescente e do adulto. Os primeiros seis anos são fundamentais para a constituição da mente futura.
Para Freud a formação da personalidade dá-se nos primeiros anos de vida, quando as crianças lidam com os conflitos entre os impulsos biológicos inatos, ligados às pulsões e às exigências da sociedade.
O que é formação da personalidade? A definição é bem simples: formação da personalidade é o desenvolvimento de padrões organizados de comportamentos e atitudes que tornam uma pessoa única. O desenvolvimento desses padrões ocorre por causa de uma mistura de temperamento, caráter e ambiente onde a pessoa cresce.
A teoria da personalidade de Sigmund Freud foi variando à medida que seu desenvolvimento teórico foi avançando. Para Freud, a personalidade humana é produto da luta entre nossos impulsos destrutivos e a busca pelo prazer, sem deixar de lado os limites sociais como entidades reguladoras.
A estrutura da personalidade representa as bases constantes (elementos psíquicos fundamentais) sobre as quais se estabelece o funcionamento psíquico de um sujeito.
Nele, a personalidade é dividida em cinco fatores: abertura ao novo, capacidade de autocontrole, habilidade em interação com pessoas, demonstração de empatia e instabilidade emocional. A partir de um teste, as características do indivíduo podem ser avaliadas de acordo com essas cinco dimensões.
Sigmund Freud é considerado o precursor ou criador da psicanálise. A partir dessas análises ele pode afirmar que a parte de nosso cérebro mais importante na definição da personalidade não é a consciente, mas a inconsciente. ...
No modo de ver psicológico, todas as pessoas têm personalidade, ou seja, diferentemente do ponto de vista do senso comum, que identifica o ter personalidade à capacidade de se impor, do ponto de vista psicológico, ter personalidade é inerente a cada ser humano vivente.
A partir das respostas dos questionários, os especialistas apontaram os cinco traços básicos de personalidade: neuroticismo, extroversão, abertura a novas experiências, simpatia e conscienciosidade. Depois de desenvolver novos algorítmos, surgiram quatro tipos de personalidades.
Os quatro tipos de temperamento
4) Tipos de Traços da Personalidade – Catell Reservado x Expansivo Submisso x Dominante Sério x Descontraído Tímido x Aventureiro Insensível x sensível Relaxado x Tenso Prático x Imaginativo Estável x Instável Extrovertido x Introvertido Empatia x Egocentrismo Confiante x Defensivo Outros 5)Teorias da Personalidade São ...
Os nove tipos de personalidade
A personalidade é uma característica do ser humano que organiza os sistemas físicos, fisiológicos, psíquicos e morais de forma que, interligados, determinam a individualidade de cada ser. ... De acordo com a formação que recebe na infância uma pessoa pode desenvolver sua personalidade de forma introvertida ou extrovertida.
As personalidades INFP são verdadeiros idealistas, sempre procurando o bem, mesmo nas piores pessoas e eventos, encontrando caminhos para tornar tudo melhor. ... Logo, as profissões ideais para esse tipo de personalidade são diplomacia, direito, jornalismo, trabalho voluntário e política.