Conheça, abaixo, cada um dos seis direitos de aprendizagem e entenda melhor como efetivá-los:
Simplificadamente, podemos dizer que habilidade é a capacidade que uma pessoa tem de realizar algo. É a facilidade, ou o dom, de proceder diante de uma tarefa qualquer. Assim, quanto mais fácil você consegue lidar com uma exigência, mais habilidoso você é.
As atividades em grupo são uma excelente opção para trabalhar competências que estimulem a empatia, responsabilidade social e capacidade de liderança, pontos importantes elencados pela BNCC.
Para desenvolver competências é preciso, antes de tudo, trabalhar por resolução de problemas e por projetos, propor tarefas complexas e desafios que incitem os alunos a mobilizar seus conhecimentos, habilidades e valores. Novas metodologias serão necessárias para o desenvolvimento de competências na escola.
A educação baseada em competências (EBC) é um modelo de aprendizagem que dá mais importância à proficiência que ao tempo em sala de aula. ... O modelo de aprendizagem baseada em competências funciona de forma inversa. O progresso do aluno se baseia em seu “domínio” das habilidades e/ou seus resultados de aprendizagem.
A proposta de formação por competências defende a passagem de um ensino centrado nos saberes disciplinares a um ensino que produza competências verificáveis em situações e tarefas específicas (TANGUY, 2003).
O trabalho das competências socioemocionais ajuda os alunos a desenvolver características importantes, como a empatia, a comunicação, a resiliência, a coragem e a comunicação, essenciais para o sucesso no mercado profissional e na sociedade.