Causas. Causas comuns de traumatismo craniano são quedas (especialmente em idosos e crianças pequenas), acidentes com veículos motorizados, agressões físicas e acidentes durante a prática de esportes ou atividades recreativas.
Uma fratura do crânio é uma quebra de um osso que rodeia o cérebro. Fraturas do crânio podem ocorrer com ou sem danos cerebrais. Os sintomas podem incluir, dor, sintomas de dano cerebral e, em determinadas fraturas, extravasamento de líquido do nariz ou dos ouvidos ou lesões atrás dos ouvidos ou em torno dos olhos.
As fraturas lineares geralmente envolvem os ossos temporal e parietal. Clinicamente não representam grande problema, entretanto podem associar-se a lesões vasculares subjacentes ocasionando hemorragias em expansão entre os envoltórios cerebrais (meninges) e a calota craniana, os temidos hematomas extradurais.
14. Fratura do ptério Pode ser fatal por estar sobre os ramos anteriores da artéria meníngea; Hematoma resultante exerce pressão sobre o córtex cerebral subjacente; Hemorragia pode causar morte em poucas horas.
Pneumoencéfalo é definido como uma coleção de ar ou gás na cavidade intracraniana. Pode ser localizado no espaço epidural, subdural, subaracnóideo, intracerebral e intraventricular.