A peteca possui uma base que concentra a maior parte de seu peso, geralmente feita de borracha, e uma extensão mais leve, geralmente feita de penas naturais ou sintéticas, com o objetivo de dar equilíbrio ou orientar sua trajetória no ar quando arremessada.
O objetivo principal do jogo é a marcação de pontos que, assim como no vôlei, consiste em fazer com que a peteca caia no chão do campo adversário. Preparar no pátio da escola ou quadra o espaço para o jogo de peteca.
Os Fundamentos do Badminton são as partes mais importantes do jogo, os movimentos e golpes utilizados pelos jogadores de Badminton. Os Fundamentos básicos do Badminton são oito: o Saque ou Serviço, a Empunhadura, o Clear, o Drop ou Drop-Shot, o Smash, o Drive, o Lob e o Net-Shot ou Net-Drop.
Se a peteca cair no chão ou atravessar as linhas que demarcam a quadra, a equipe adversária ganha um ponto e o direito ao lançamento. O jogo é dividido em três sets, que duram até 20 minutos, ou se uma das equipes conseguir 12 pontos. O time que vencer dois sets é o campeão.
Quem começa a brincadeira deve segurar a peteca com uma mão e arremessá-la debaixo para cima com a outra mão, lançando aos outros companheiros de jogo. O jogador seguinte arremessa a peteca passando para o outro sem deixar cair.
Badminton
NÃO SE SABE EXATAMENTE QUANDO A PETECA SURGIU, MAS SABE- SE QUE DESDE ANTES DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL ELA JÁ ERA PRATICADA PELOS ÍNDIOS BRASILEIROS; SENDO PORTANTO, INVENTADA NO BRASIL. NAQUELA ÉPOCA ELA ERA UTILIZADA PELOS ÍNDIOS COMO ATIVIDADE ESPORTIVA PARA GANHO DE AQUECIMENTO CORPORAL DURANTE O INVERNO.
1920
Alguns atletas que representavam o Brasil nos Jogos Olímpicos de 1920, na Antuérpia, levaram petecas para fins recreativos. A atividade atraiu a atenção de competidores de outros países, que demonstraram interesse nas regras, ainda inexistentes, desse esporte.
Já foram realizadas 12 edições nacionais dos Jogos dos Povos Indígenas: Goiânia (GO) - 1996; Guaíra (PR) - 1999; Marabá (PA) - 2000; Campo Grande (MS) - 2001; Marapanim (PA) - 2002; Palmas (TO) - 2003; Porto Seguro (BA) - 2004; Fortaleza (CE) - 2005; Olinda (PE) - 2007; Paragominas (PA) - 2009, Porto Nacional (TO) - ...
cidade de Goiânia Goiás