A antropologia tem duas divisões principais: física e humana. Os antropólogos físicos estudam as características físicas dos humanos; os antropólogos culturais examinam as culturas humanas. Os dois tipos de antropologia podem incluir o estudo dos humanos pré-históricos, antigos e modernos.
Suas principais áreas são: a Antropologia Física ou Biológica, que estuda os aspectos genéticos e biológicos do homem; a Antropologia Social, que analisa o comportamento do homem em sociedade, a organização social e política, as relações sociais e instituições sociais; e a Antropologia Cultural, que investiga as ...
Dando conta dessa divisão de tarefas, entre entender o homem como ser da natureza e ser da cultura, a Antropologia como ciência se apresenta nos currículos das universidades mundo afora em quatro subdisciplinas: Antropologia Física ou Biológica; Arqueologia; Lingüística; e Antropologia Cultural ou Social.
Para o saber antropológico o conceito de cultura abarca diversas dimensões: universo psíquico, os mitos, os costumes e rituais, suas histórias peculiares, a linguagem, valores, crenças, leis, relações de parentesco, política, economia, arte, entre outros tópicos.
A antropologia considera a cultura e a biologia humanas, em todo tempo e lugar, inextricavelmente entrelaçadas, uma influenciando a outra de modo relevante. Esta imagem, realizada em uma clínica especializada em Gujarat, India, representa um caso específico.
A área Antropologia Cultural e Social investiga as dinâmicas socioculturais relacionadas à América Latina em comunidades locais, nacionais e globais.
A antropologia surgiu como ciência no início do século XX, com a sistematização dos estudos sobre culturas consideradas “exóticas”. No Brasil, a antropologia se desenvolveu através dos estudos de pesquisadores europeus sobre as sociedades indígenas no território brasileiro.
O primeiro movimento antropológico com pretensão científica foi promovido a partir da década de 1870 e liderado pelo biólogo inglês Edward Burnett Tylor e pelo geógrafo e biólogo Herbert Spencer. O geógrafo e antropólogo inglês Edward Burnett Tylor é considerado, junto a Herbert Spencer, um dos primeiros antropólogos.
A antropologia foi um dos grandes braços do colonialismo, portanto a antropologia prestou grandes serviços ao colonialismo, qualquer pessoa que estude antropologia, claro, tem que se confrontar com esta grande tradição da antropologia e, a forma como a antropologia foi usada como instrumento de dominação, ou de como se ...
Escola Evolucionista Essa foi a primeira das escolas antropológicas. Ela tem início no século XIX e é marcada pelo pensamento dicotômico que divide as sociedades em “primitivas” e “civilizadas”.
Sempre abrir. * No início do século XX o estudo das características sociais e culturais dos povos ganhou o nome de “Antropologia Social” na Inglaterra, “Antropologia Cultural” nos EUA e “Etnologia” na França, chegando ao patamar de disciplina científica autônoma.
O pós-modernismo na Antropologia, segundo bibliografia recentemente produzida nos Estados Unidos, tem como característica principal formular uma crítica ao texto etnográfico clássico, considerando questões como suas condições de produção, o papel do autor, os recursos retóricos utilizados e a ausência, no texto, de uma ...
Um fato de grande destaque e que contribuiu para o surgimento da Antropologia foi "a teoria da evolução", de Darwin. A teoria de Darwin procurava mostrar uma nova forma de pensar sobre quem é o ser humano/ de onde veio.
Entretanto, para que a Antropologia adquirisse legitimidade entre outras disciplinas científicas, foi necessário esperar até a segunda metade do século XIX, durante o qual a Antropologia se atribui objetos empíricos autônomos: as sociedades ditas "primitivas", ou seja exteriores às áreas de civilização européias ou ...
O que é Conhecimento empírico: É uma forma de conhecimento resultante do senso comum, por vezes baseado na experiência, sem necessidade de comprovação científica. ... Sendo o conhecimento empírico adquirido de forma ingênua, através da mera observação e com base em deduções simples, é por vezes passível de erro.