Pele. A pele dos vertebrados é formada por dois tecidos distintos, firmemente unidos entre si. O tecido mais externo, epitelial, é a epiderme. O mais interno, conjuntivo, é a derme.
As linhas de Langer ou de Clivagem são linhas “ imaginárias” que correspondem a orientação natural das fibras de colágeno da derme. Em geral elas se apresentam paralelamente às fibras dos nossos músculos e estão espalhadas por todo corpo, incluindo a face.
Os melanócitos têm origem nas células da camada mais profunda da epiderme chamada camada basal. A epiderme também contém as células de Langerhans, que fazem parte do sistema imunológico da pele.
Existem quatro tipos de células na epiderme: Queratinócitos: Presentes em maior número (95%), são responsáveis pela produção de queratina. Melanócitos: Responsáveis pela produção de melanina, o pigmento que dá cor a pele.
A pele é formada por duas camadas principais, uma mais externa, chamada de epiderme, e uma mais interna, chamada derme. A epiderme é formada por tecido epitelial e, portanto, não apresenta vasos sanguíneos e nervos.
Os melanócitos são células produtoras de melanina responsáveis pela pigmentação da pele. São células derivadas da crista neural , que se localizam não só na camada inferior da epiderme, como também em partes do olho (a úvea ), no ouvido interno , no epitélio vaginal , nas meninges , nos ossos e no coração .
A parte mais externa é cutícula, que é formada por várias camadas de células sobrepostas sem pigmentos parecidas com escamas. Essa camada é fundamental para o pelo, pois é ela que protege a região do córtex contra a ação de produtos químicos, entre outros fatores.
Nossa pele é composta por camadas, a epiderme, a derme e hipoderme. A micropigmentação atinge somente a primeira camada da pele, a epiderme e a Derme Papilar. Diferente da tatuagem que atinge a derme reticular, por ser muito profunda faz com que se torne definitiva.
Logo abaixo da epiderme, está a derme, camada responsável por nutrir a epiderme, entre outras funções. Ela é formada por tecido conjuntivo e, diferentemente da epiderme, é vascularizada e contém nervos, além dos folículos pilosos e glândulas sudoríparas e sebáceas.
A pele é o maior órgão do corpo humano, sendo responsável pela proteção, regulação da temperatura e sensibilidade do organismo. Ela é dividida em três camadas: epiderme, derme e hipoderme. Cada uma delas apresenta outras sub-camadas ou estratos.
Resposta. As camadas da pele são a epiderme(primeira camada), a derme (segunda camada)e a hipoderme (terceira camada).
As camadas mais externas da pele (epiderme) formam uma barreira protectora contra influências ambientais. A camada externa da epiderme - o estrato córneo - é composta por células mortas incorporadas em lípidos epidérmicos e é coberta pelo filme hidrolipídico que inclui o manto ácido.
Em primeiro lugar, a pele desempenha uma função protectora que impede, até certo ponto, a passagem de microorganismos, substâncias químicas e agentes físicos nocivos para o interior do organismo, contraria as perdas excessivas de líquidos e outras substâncias do corpo e ajuda igualmente na manutenção do meio interno.
A função protetora tem o objetivo de proteger o organismo do ser humano contra a penetração de substâncias indesejadas, onde a camada córnea forma uma barreira que neutraliza os ácidos, e impede que a epiderme absorva substâncias irritantes.
Formas possíveis de penetrar a camada córnea da pele Intracelular ou transcelular: através dos corneócitos; Intercelular: através dos espaços entre os corneócitos; Transfolicular: através dos folículos pilosos; Transglandular: pelas glândulas sudoríparas.
A absorção cutânea pressupõe assim a penetração duma substância do meio exterior, através da pele, para o interior do organismo. Mas esta absorção depende não só da natureza das substâncias que pretendemos introduzir no organismo, como também do suporte em que vão dissolvidas.
Dependendo das propriedades físico-químicas do produto aplicado, a penetração pode se dar através de duas vias: transdérmica ou transanexal. Na primeira, o produto penetra por entre as células (intercelular) ou por dentro delas (transcelular). Esta via é bastante lenta, em função da extensão e espessura desta camada.
Cada produto e pele tem um tempo diferente de absorvição. “É difícil apontar um período específico, mas você deve esperar até sentir o cosmético bem seco na pele, o que geralmente leva de 30 a 60 segundos.”