Os hormônios são de grande importância durante a gestação, os principais são: a progesterona, a gonadotropina coriônica humana (Hcg), o estrogênio, o lactogênio placentário humano (Hpl) e a somatomamotropina coriônica humana.
No interior da placenta, encontra-se o líquido amniótico dentro do qual fica o bebê, e o cordão umbilical é a ligação entre bebê e a placenta, por onde circula o sangue da gestante e do feto. A placenta possibilita que os nutrientes cheguem ao bebê e que as trocas gasosas sejam feitas.
Através da placenta o bebê “respira” (ocorrem as trocas de oxigênio e gás carbônico), se “alimenta” (recebendo diretamente os nutrientes por difusão do sangue materno) e excreta produtos de seu metabolismo (excretas nitrogenadas).
Uma delas afirma que a placenta é extremamente nutritiva e ajuda a mãe a recuperar as forças pós-parto, além de contribuir para a amamentação. Outras fontes afirmam que comer a placenta é algo instintivo dos mamíferos; esse é o melhor jeito de esconder os rastros da cria e evitar predadores na natureza.
Para evitar a retenção de placenta, mantenha os animais livres de doenças infecto-contagiosas e debilitantes, evitando o aborto, forneça alimentação adequada, evite excessiva movimentação das vacas e seque a vaca dois meses antes do parto.
Administração: Administrar por via subcutânea após os devidos cuidados da assepsia. Precauções: Manter a embalagem sempre fechada em local fresco e seco ao abrigo da luz solar e fora do alcance das crianças e de animais domésticos.
Como saber se ainda tem filhotes para nascer Assim, para saber se ainda tem filhotes na barriga da cadela só teremos que contar os filhotes nascidos para ver se os dados coincidem ou contar as placentas (antes que a cadela a coma, é normal), já que nunca deve haver mais filhotes do que placentas.
A placenta é apenas um dos anexos embrionários e que deve ser expelida após o parto. O número de placentas deve corresponder ao número de filhotes que nasceram.
A mamã deve romper os sacos amnióticos e os cordões umbilicais dos cachorros, antes de se limpar. Se notar que ela está a tentar roer o cordão umbilical demasiado perto do cachorro, impeça-a e corte-o você mesmo. Veja a nossa secção “Ajudar no Parto” para mais informação.
Sinais de alerta para problemas no trabalho de parto das cadelas